Shaquem Griffin pode não ser um nome conhecido em terras de Camões, mas nos Estados Unidos tem feito furor na NFL (National Football League).
O jovem é linebacker no campeonato universitário, ao serviço dos UCF Knights, e esta semana tornou-se destaque por ter batido recordes no Scouting Combine – A última fase antes do famoso Draft, em que os jogadores não profissionais realizam testes físicos e mentais.
Na prova de sprint, Griffin bateu números que nunca tinham sido registados por um linebacker: O atleta fez 36 metros em apenas 4,38 s.
Porém, o que mais impressionou os especialistas presentes no Combine foi a prova de esforço de Shaquem. O jovem de 22 anos levantou vinte vezes uma barra de 102 quilos, isto sem a… mão direita (tendo utilizado uma prótese).
Aos 4 anos, devido a uma doença congénita, o braço do atleta teve que ser amputado, mas esse handicap não impediu Griffin de brilhar num desporto onde o uso das mãos é fundamental.
Uma adversidade que não impedi-o de fazer 92 tackles, 11,5 sacks, uma interceptação e dois fumbles forçados em 2016. Além disso, na temporada passada foi MVP do Peach Bowl.
Blessed #AgainstAllOdds pic.twitter.com/vRypVjyX5e
— shaquem griffin (@Shaquemgriffin) 3 de março de 2018
WOW. @ShaquemGriffin just ran a 4.38u 40-yard dash! The fastest LB at the #NFLCombine since 2003.
: @Nflnetwork pic.twitter.com/TKHXVZri4n
— NFL (@NFL) 4 de março de 2018