Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato responde a BdC: "Não convive bem com a liberdade de imprensa"

SJ pede uma resposta firme e coletiva perante as declarações do presidente do Sporting.

Sindicato responde a BdC: "Não convive bem com a liberdade de imprensa"
Notícias ao Minuto

11:30 - 18/02/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Reação

O Sindicato dos Jornalistas reagiu, este domingo, em comunicado ao discurso proferido por Bruno de Carvalho no final da Assembleia Geral do Sporting, pedindo "uma resposta firme e coletiva perante as afirmações" do líder leonino. 

O SJ diz que as palavras do presidente do Sporting, em que encoraja os sócios a assistirem apenas ao canal do clube,  "têm um teor claramente antidemocrático".

Na mesma nota, o Sindicato garante que esta "não é a primeira vez que Bruno de Carvalho revela não conviver bem com a comunicação social e, consequentemente, com a liberdade de imprensa", alertando ainda que os "dirigentes desportivos têm uma grande responsabilidade em garantir que o desporto contribui para o bem-estar social e não alimentar climas de ódio e perseguição."

Eis o comunicado na íntegra 

"O Sindicato Jornalistas (SJ) considera que as declarações proferidas, durante a Assembleia Geral do Sporting, por Bruno de Carvalho contra os jornalistas têm um teor claramente antidemocrático e insta a comunicação social portuguesa a adotar uma resposta coletiva.

O dirigente do clube de Alvalade apelou aos adeptos para deixarem de comprar jornais e de ver os canais de televisão portugueses (exceto a Sporting TV). Após as declarações de Bruno de Carvalho, alguns jornalistas foram ameaçados e agredidos por adeptos do Sporting.

Não é a primeira vez que Bruno de Carvalho revela não conviver bem com a comunicação social e, consequentemente, com a liberdade de imprensa, pilar fundamental de uma democracia. Num país onde o futebol tem uma presença relevante e constante, os dirigentes desportivos têm uma grande responsabilidade em garantir que o desporto contribui para o bem-estar social e não alimenta climas de ódio e perseguição. 

Nesse sentido, o SJ vai avaliar judicialmente o teor das declarações do presidente do Sporting, impróprias de um cidadão de um país democrático, e pedir reuniões urgentes com as principais forças de segurança, no sentido de assegurar a proteção dos jornalistas que cumprem o papel que lhes cabe: informar a sociedade. As palavras proferidas por Bruno de Carvalho – pelo impacto que poderão ter – representam uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa e de condicionar o trabalho dos jornalistas. 

Por isso, o SJ considera fundamental que as direções dos órgãos de comunicação social – não apenas dos diretamente visados nas declarações do presidente do Sporting, mas de todos, porque hoje são uns e amanhã serão outros – adotem uma resposta firme e coletiva perante as afirmações do presidente do Sporting.

O SJ dará todo o apoio às eventuais medidas coletivas de defesa e proteção dos jornalistas e dos projetos editoriais que vierem a tomar. Da sua parte, o SJ contactará, com caráter de urgência, com todas as entidades com responsabilidades na matéria em apreço, incluindo a tutela do Desporto, a Liga e a Federação respetivas, bem como a tutela da Comunicação Social e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social."

[Notícia atualizada às 11h44]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório