Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"A extinção do Conselho Leonino vai tornar o clube mais presidencialista"

Em declarações ao Desporto ao Minuto, o antigo conselheiro leonino lamenta que tal decisão possa ser tomada e alerta para as consequências da mesma.

"A extinção do Conselho Leonino vai tornar o clube mais presidencialista"

Rui Barreiro revela-se contra a possibilidade do Conselho Leonino ser extinto. Este sábado, haverá Assembleia Geral extraordinária no multidesportivo de Alvalade, sendo que uma das propostas do Conselho Diretivo liderado por Bruno de Carvalho, descrita na proposta C do ponto 6 da ordem de trabalhos, propõe a extinção desse órgão de cariz consultivo. 

O antigo conselheiro garante que a concretizar-se tal cenário, o Sporting perderá aquilo que considera ser uma peça importante no universo leonino. 

"No mandato anterior, houve alguma tentativa disso acontecer. Na altura, não foi aceite. Como é óbvio, na minha opinião, esse objetivo de extinguir o Conselho Leonino deveria ter sido dito na campanha eleitoral, para não enganar os sócios. Deveria ter sido umas das matérias veiculadas no programa eleitoral de Bruno de Carvalho quando se recandidatou à presidência. [Bruno de Carvalho] Deveria ter dito que queria acabar com o Conselho Leonino, de uma forma clara e para não enganar ninguém",  começou por dizer Rui Barreiro, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"Agora, a forma como as coisas são feitas, com estas convocatórias fora de tempo, sem permitir que as pessoas se preparem, não só na questão do Conselho Leonino mas também nos procedimentos disciplinares, parece-me grave. Provavelmente, o Conselho Leonino até deveria ser reformulado. No entanto, e na minha opinião, deveria ser sempre um órgão social e ser eleito pelo método de Hondt, garantindo que houvessem listas independentes e que pudesse haver uma diversidade e uma pluralidade de opiniões no seio do Sporting. O Conselho Leonino não é mais nem menos do que um órgão de aconselhamento da direção. Se nos últimos anos não tem funcionado, isso não se deve exclusivamente aos Conselhos Leoninos. Provavelmente, deve-se muito mais à atual direção e ao atual presidente", criticou o ex-conselheiro dos leões. 

Questionado se a extinção do Conselho Leonino poderá trazer consequências negativas ao clube de Alvalade, Rui Barreiro refere o Sporting passará a ser um clube mais "presidencialista" e que vai deixar de existir"pluralidade no seio dos órgãos sociais." 

“O senhor presidente tem tido uma atuação que me parece que não honra muito o passado do Sporting. Esta é a decisão de quem discorda totalmente da forma e do conteúdo da atual gestão. Eu como sócio do Sporting, creio que é um erro extinguir o Conselho Leonino e transformá-lo num órgão menor. Julgo que é um erro grave para o Sporting. Todos os grandes clubes têm conselhos gerais, a vantagem do Sporting é que permitia alargar o interesse e diversificar a multiplicidade de opiniões. Isto é um especialmente mau para aquilo que é o Sporting. É um clube português, é por isso que se chama Sporting Clube de Portugal, e a extinção do Conselho Leonino vai torná-lo num clube mais presidencialista e vai dar cabo da pluralidade que existia no seio dos órgãos sociais", rematou Rui Barreiro. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório