O FC Porto vendeu João Moutinho ao Mónaco por 25 milhões de euros, depois de o ter comprado ao Sporting por 11 milhões. Na época, o negócio entre os dois clubes portugueses estabeleceu mais-valias para os ‘leões’ na ordem dos 25%, o que significa que vão entrar nos cofres de Alvalade cerca de 3,5 milhões, escreve o jornal Record.
Dado que a FIFA estabelece um mecanismo de solidariedade quando se trata de transferências, o Mónaco vai pagar ao Sporting 1,9 milhões de euros, relativos a 4,7% do valor de venda do jogador.
Apesar do encaixe extra, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considera a venda de Moutinho um “mau negócio”. Em declarações à agência Lusa, o dirigente leonino lamentou a forma como a transferência foi negociada.
"Tivemos o azar do presidente Pinto da Costa não estar a conseguir fazer os negócios que tem feito. Ele sempre disse que os jogadores eram vendidos pela cláusula, e sabemos que a [transferência] do João Moutinho era de 40 milhões, infelizmente não foi assim, foi por 25 milhões ".