Manuel Machado tinha primeiramente criticado ‘Tiquinho’ Soares, por este ser “ingrato” e não ter agradecido o seu contributo e o do Nacional da Madeira no percurso até ao FC Porto. Contudo, depois das palavras do treinador sobre o avançado dos dragões, a imprensa e até o diretor de comunicação do FC Porto deram conta das palavras de Soares.
“Foi muito importante para mim. Um enorme passo ter feito 14 golos e ter ajudado o Nacional. O treinador Manuel Machado ajudou-me bastante nesse aspeto. Ele dizia-me o que eu tinha de fazer e melhorar. Sou muito grato a ele também”, referiu Soares, numa entrevista ao Porto Canal.
Perante tais palavras, Manuel Machado acabou por pedir desculpa publicamente, falou com o jogador e tudo ficou resolvido. Mas o FC Porto quis assinalar a atitude do atual treinador do Arouca.
“Uma palavra para Manuel Machado, que meteu os pés pelas mãos quando criticou a alegada ingratidão de Soares. Manuel Machado estava errado e reconheceu-o numa conversa com o jogador ainda antes do jogo, numa atitude digna e de caráter. No final, Soares ofereceu-lhe a camisola”, referiram os dragões, através da newsletter Dragões Diário.