Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Nacho: Nem os diabetes travaram o sonho de jogar no Real Madrid

Nacho é escolha regular no Real Madrid orientado por Zinedine Zidane mas viu o sonho de jogar no Santiago Bernabéu ser colocado em causa logo aos 12 anos.

Notícias ao Minuto

07:08 - 04/03/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Revelação

Nacho Fernández parece ser apenas mais um jogador que alinha no Real Madrid, equipa que é considerada por muitos como a melhor do mundo. No entanto, a imagem de um jogador feito esconde um passado marcado pelo dia em que soube que tinha diabetes. 

Hoje, Nacho encara a doença como "um companheiro" que "leva para a vida". Garante que faz tudo aquilo que gosta e que não há nada que a doença o impeça de fazer.

No entanto, o jogador merengue afirma-se sortudo por ter pedido um segundo diagnóstico e alerta para a importância de recolher várias opiniões médicas.  

O episódio mais marcante remota ao momento em que Nacho era um rapaz de 12 anos, que estava há dois na academia do Real Madrid, cuja a deslocação ao hospital nunca lhe sairá da memória.

"Recordo-me que quando cheguei ao hospital, a médica não era a mesma que tinha que me atender porque não era a minha endocrinologista. Recordo ainda que tínhamos um torneio em Madrid e que não pude viajar com os meus companheiros. A médica disse-me que o futebol tinha acabado para mim e que não poderia continuar a jogar", começou por dizer Nacho, em entrevista à UEFA.com.

Foram então diagnosticado diabetes a Nacho, estando colocado em causa o sonho de continuar a sua escalada na 'cantera' merengue e chegar à primeira equipa do Real Madrid, para cumprir o desejo de jogar no Santiago Bernabéu. 

"Foi um momento duro, porque afinal de contas é uma doença que esta lá", recordou. 

Depois de três dias onde Nacho pensou que tudo estaria perdido relativamente a uma futura carreira enquanto futebolista, eis que surge um novo rumo na história. Nacho quis ser visto pelo seu médico, uma decisão que mudou para sempre a sua vida. 

"Depois do fim de semana o meu médico chegou, o doutor Ramírez, pelo qual tenho um grande carinho, e disse-me o contrário. Disse-me que era obrigatório continuar a jogar porque o desporto era muito importante. Essa segunda-feira salvou a minha vida. Era um miúdo e sofri um 'tombo' muito grande, mas depois daqueles três dias tive uma grande alegria", atirou. 

Passados 14 anos, Nacho garante que a doença não lhe coloca nenhum obstáculo na vida, adiantando ainda que se tornou mais responsável por ter de lidar com os diabetes de forma direta. 

"Limitações tenho zero. Faço de tudo. Não estou impedido de fazer nada. Tudo aquilo que gosto, faço. Tenho de ter cuidado com a comida, mas com a ajuda dos médicos, tudo corre bem. Isto fez-me ser uma pessoa mais responsável e que se cuida mais", garantiu, antes de confessar que tem até encontrou aspetos positivos na doença. 

"É complicado, porque como sempre digo tenho que cuidar-me três vezes mais do que qualquer pessoa normal. Mas no final até te ajuda. Melhoras a tua alimentação, sabes gerir o teu cansaço... Faz-te ser uma pessoa mais responsável, porque tens de cuidar das tuas próprias coisas", sublinhou. 

Perante tamanho banho de realidade que os diabetes impuseram na vida de Nacho, o companheiro de Cristiano Ronaldo afirma-se consciente de que a doença não irá desaparecer, preferindo olhar para os diabetes como uma parte de si.

"É algo que vai estar sempre aqui, para o resto da minha vida. É como um companheiro que tenho aqui ao meu lado. Tenho que cuidar-me, porque tudo o que faça é para meu bem e tenho que o fazer a 100%", concluiu. 

Na verdade, este testemunho de Nacho pode servir de motivação para todos aqueles cujos os problemas de saúde possam condicionar os respectivos sonhos. Sim, Nacho tem diabetes mas é jogador do Real Madrid, onde as estrelas abundam, e joga com regularidade. Aliás, Nacho soma já 123 partidas ao serviço dos merengues e já foi, por sete ocasiões, internacional espanhol

Quer melhor exemplo que este? 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório