Procurar

Asma leva Wiggins a usar doping: "Não quis vantagem injusta"

Desportista britânico assumiu uso de uma substância proibida, mas garante que foi apenas para cuidar da asma.

Asma leva Wiggins a usar doping: "Não quis vantagem injusta"

© Getty Images

Paulo Jorge Rocha
25/09/2016 11:25 ‧ há 9 anos por Paulo Jorge Rocha

O doping é um problema cada vez maior no mundo do desporto e o ciclista Bradley Wiggins, vencedor do Tour de France em 2012, confessou ter recorrido a substâncias consideradas ilegais pela União Internacional do Ciclista (UCI).

O Wiggins assumiu ter consumido Triamcinolone, uma droga forte que foi banida pelas entidades competentes. A confissão aconteceu depois de terem sido divulgados os dados médicos do ciclista – juntamente com os de outras figuras do desporto na sequência de um ataque de informáticos russos -, mas Wiggs garante não ser batoteiro.

“Sofro de asma há muitos anos e consultei, com o médico da minha equipa, um especialista para ver como se podia curar essa situação. Este medicamento foi a cura para uma situação médica, não foi uma maneira de ganhar uma vantagem injusta. Foi para colocar-me num nível em que pudesse competir com todos os outros ciclistas do pelotão”, justificou-se, em entrevista à BBC.

O ciclista de 36 anos recorreu ao uso de Triamcinolone para controlar os surtos de asma que teria, sendo que o seu uso pode ser possível mediante autorização especial e só em casos excecionais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si