Venham os milhões. FC Porto vence em Roma e está na Liga dos Campeões

Golos de Felipe, Layún e Corona colocam o FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo que ficou marcado pelas expuslões de De Rossi e Emerson.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Ruben Valente
23/08/2016 21:38 ‧ 23/08/2016 por Ruben Valente

Desporto

Vitória

Análise: Era difícil, mas o FC Porto provou que não há missões impossíveis. Esta terça-feira, os ‘dragões’ foram à capital italiana vencer a Roma por 3-0.

Num Olímpico de Roma longe de estar cheio, o FC Porto não poderia pedir um melhor início para delírio dos cerca de 200 adeptos ‘azuis e brancos’ presentes nas bancadas.

Com uma entrada na partida, que colocou desde cedo a Roma em sentido, foi através de um livre cobrado de forma exímia por Otávio, que Felipe, logo aos oito minutos, foi às alturas fazer o primeiro golo do FC Porto e desta forma colocar os ‘dragões’ em vantagem no playoff.

A Roma foi imediatamente atrás do prejuízo, mas o FC Porto não se encostou. A equipa de Nuno Espírito Santo continuou arisca e à procura de atacar. O meio-campo portista foi fundamental na primeira parte: aos poucos foi crescendo e ia conseguindo encontrar espaços dados pelos jogadores da formação romana.

A defender, o FC Porto utilizava um 4x1x4x1 que se ia mostrando eficaz perante as investidas da Roma, que ia tendo dificuldades em assustar Casillas. No único lance mais perigoso, que o espanhol teve de intervir no primeiro tempo, fez uma grande defesa a evitar o golo do adversário.

Expulsões deitaram por terra aspirações romanas

O FC Porto, apesar de mais defensivo, tendo em conta o contexto do jogo, ia controlando e antes dos 40 minutos viu a Roma ficar reduzida a 10 jogadores, depois de De Rossi ver o cartão vermelho direto por uma entrada impetuosa sobre Maxi Pereira.

Por incrível que pareça, a segunda parte começou praticamente como acabou a primeira… Com uma expulsão. Emerson Palmieri, que tinha entrado para dar estabilidade à equipa, depois de De Rossi ter visto o cartão vermelho, recebeu também ele ordem de expulsão, após uma entrada bastante dura sobre Corona.

Contra nove jogadores, o FC Porto foi controlando a partida e partiu em busca do golo que daria tranquilidade à equipa. Golo esse que chegou aos 73 minutos, por intermédio de Layún, que substituiu o lesionado Maxi, ainda na primeira parte. Num lance rápido de contra ataque, o lateral mexicano ultrapassou Szczesny e fez o 2-0 para a equipa portuguesa.

A Roma tentou respirar, mas nem isso conseguiu. Corona, dois minutos depois do tento de Layún, fez o terceiro dos ‘azuis e brancos’ e carimbou em definitivo a passagem do FC Porto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Momento do jogo: Destacamos não um, mas dois momentos, visto terem existido… duas expulsões. Com o resultado em 1-0, à Roma bastava mais um golo para empatar a eliminatória e, indiscutivelmente, as expulsões de De Rossi e de Emerson retiraram poder de ataque à formação orientada por Luciano Spalleti.

 

Onze inicial do FC Porto: Casillas, Maxi, Marcano, Felipe e Alex Telles; Danilo, André André, Herrera; Corona, Otávio e André Silva.

Onze da Roma: Szczesny, Peres, Manolas, De Rossi, Juan; Nainggolan, Paredes, Strootman; Salah, Dzeko, Perroti.

Antevisão: Depois de um empate a uma bola no Dragão, o FC Porto tem uma difícil missão pela frente. Os ‘dragões’ precisam obrigatoriamente de marcar na capital italiana, na 2.ª mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, frente à Roma.

Este é um dos jogos mais importantes da época, uma vez que pode permitir um encaixe bastante importante para os ‘dragões’: São no total 14 milhões de euros que o FC Porto recebe, caso entre para a liga milionária.

E qual será a receita de Nuno Espírito Santo para sair vitorioso de Itália? O técnico explicou.

“Não nos rendemos. Vamos ter um FC Porto comprometido e cooperativo. Só sendo uma verdadeira equipa conseguiremos o nosso objetivo, que é única e exclusivamente estar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Um FC Porto determinado a competir”, disse o técnico, na antevisão a este encontro.

O planeamento da época dos ‘azuis e brancos’ pode estar dependente deste jogo, que poderá acompanhar aqui, em detalhe, no Desporto ao Minuto, a partir das 19h45.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Caso Matheus Reis': César Boaventura ironiza e deixa dicas a Belotti

Taça de Portugal

'Caso Matheus Reis': César Boaventura ironiza e deixa dicas a Belotti

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O passeio da Bugatti pelo interior de Portugal em imagens

Bugatti

O passeio da Bugatti pelo interior de Portugal em imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas