Tal como noticiado atempadamente pelo Desporto ao Minuto, Rafa está cada vez mais perto de se transferir para o Zenit, numa transferência que renderá ao Sporting de Braga 20 milhões de euros.
Interessados era coisa que não faltava ao internacional português, como o FC Porto ou o Liverpool, mas o ‘chamamento’ de Mircea Lucescu, que, desde que foi confirmado como sucessor de André Villas-Boas no comando técnico do emblema russo, o estabeleceu como prioridade, acabou por falar mais alto.
Nem o facto de ter um dos menos utilizados por Fernando Santos – apenas entrou aos 89 minutos da partida com a Áustria – demoveram o treinador romeno, que não descansou enquanto não garantiu a contratação de um dos jogadores de maior destaque na edição 2015/16 da I Liga.
António Salvador desde cedo fixou os 20 milhões de euros da cláusula de rescisão como o preço a bater para levar Rafa e, após alguns meses de diálogo, o Zenit por fim decidiu desembolsar esse valor.
A ajudar ao desenlace das negociações, ajudou, sabe o Desporto ao Minuto, a boa relação do Sporting de Braga com o Zimbru, conjunto moldavo cuja propriedade se encontra nas mãos de uma sociedade formada por representantes portugueses e por Arcadie Zaporojanu, empresário de Lucescu.
As partes interessadas já se reuniram e o Sp. Braga já sabe da disponibilidade do Zenit em pagar a cláusula de rescisão de Rafa. O negócio decorre a bom ritmo e poderá concretizar-se a qualquer momento.