Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Brexit pode ter "efeitos catastróficos" na Premier League

Saída do Reino Unido da União Europeia significaria mudança radical no principal escalão do futebol inglês.

Brexit pode ter "efeitos catastróficos" na Premier League

A possível saída do Reino Unido da União Europeia está a gerar apreensão na Premier League. O referendo tendo em vista o chamado Brexit terá lugar dentro de uma semana e, em Inglaterra, temem-se os efeitos que pode ter naquela que é, para muitos, a principal Liga na Europa.

Isto porque, caso a saída seja aprovada, todos os atletas a jogar na Europa teriam de passar pelo mesmo critério que, atualmente, atletas extra-comunitários têm de passar para assinar por emblemas ingleses.

A legislação em vigor obriga a que jogadores dos países no top10 do ranking da FIFA tenham de ter participado em pelo menos 30% dos jogos das respetivas seleções nos últimos dois anos.

Essa percentagem aumenta para os 45% nos países entre o 11º e o 20º lugar, para os 60% nos países entre o 21º e o 30º lugar, e para os 75% nos países entre o 31º e o 50º lugar.

Maria Patsalos, advogada de imigração desportiva, antecipa, em declarações à britânica Sky Sports, que isto possa vir a “efeitos catastróficos” no principal escalão do futebol inglês.

“Bons exemplos disso são as situações de Dimitri Payet e N’Golo Kante, dois fantásticos jogadores franceses que brilharam nesta temporada da Premier League. Não jogaram de forma regular na seleção francesa. Não teriam a oportunidade de jogar na Premier League se falarmos no espaço de dois a três anos”, afirmou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório