Já lá vão precisamente 41 anos desde a última vitória de Portugal sobre a França. De 1975 até aos dias de hoje, a Seleção Nacional tem servido de talismã para os franceses, algo que, certamente, todos os portugueses querem ver contrariado, se Portugal tiver de jogar frente à França neste Europeu que começa esta sexta-feira.
No entanto, numa visão um pouco mais ‘gaulesa’, como a de Raymond Domenech, ex-selecionador da França, apanhar Portugal, por exemplo, a final, seria ouro sobre azul.
“Não sei se vão cruzar-se, mas, sinceramente, espero que isso acontença, porque corre sempre bem à França (risos). Se vou torcer por Portugal? Óbvio. Com Portugal na final, ganhamos! Pelo menos tem sido assim até aqui”, disse o selecionador que orientou a França no Mundial de 2006, em entrevista ao jornal O Jogo.
“Estamos habituados a vencê-los. Em 2006, quando derrotámos Portugal (1-0) na meia-final do Mundial da Alemanha, tinham a melhor equipa daquela fase final. Ganhámos, mas fiquei a bater palmas aos portugueses no final e até tive problemas por causa disso, porque acharam que estava no gozo”, acrescentou.
Raymond Domenech acabou também por recordar o célebre jogo referente ao Euro’2000, entre Portugal e França.
“O lance que o Abel Xavier cortou com a mão não me deixou dúvidas porque vi tudo de um ângulo perfeito. Mas que jogo! Uns minutos antes, Barthez tinha feito uma defesa enorme; foi incrível. Havia uma tensão como não vi em muitos jogos. Um Portugal-França é assim. Emocionante, e aquele então foi de loucos”, disse.