Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Euro2016: 'Caldeirão' de Saint-Etiènne vai acolher estreia de Portugal

O Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Etiènne, é o mais antigo dos 10 recintos que vão acolher o Europeu de futebol de 2016 e vai ser o palco do primeiro jogo da seleção portuguesa na fase de grupos.

Euro2016: 'Caldeirão' de Saint-Etiènne vai acolher estreia de Portugal
Notícias ao Minuto

10:00 - 09/06/16 por Lusa

Desporto Palco

Inaugurado em 1931 e renovado em três ocasiões, o estádio, conhecido como 'o Caldeirão', devido ao ambiente que proporciona, é o reduto do histórico AS Saint-Etiènne, que milita na I Liga francesa, sendo o único grande estádio francês situado numa zona central urbana, apenas a dois quilómetros do coração da cidade.

'Les verts', como são conhecidos, continuam a ser o clube com mais campeonatos conquistados em França (10), apesar de não se sagrarem campeões desde 1981, na altura sob a 'batuta' do 'mágico' Michel Platini.

Com capacidade para 42.000 espetadores, o Estádio Geoffroy Guichard foi palco do 'Jogo Contra a Pobreza', em 2015, e acolheu partidas do Europeu de 84, do Mundial de 1998 e da Taça do Mundo de râguebi de 2007, tendo sofrido melhoramentos antes de cada um destes eventos.

De resto, foi neste recinto que a seleção portuguesa de râguebi defrontou a Escócia, no Mundial de 2007, naquela que foi a primeira a única participação do conjunto luso em campeonatos do Mundo da modalidade.

Agora, quase nove anos depois, o Geoffroy Guichard vai acolher novamente um jogo de uma seleção lusa, neste caso de futebol, que ali se vai estrear no Grupo F do Euro2016, diante da Islândia, a 14 de junho.

Por outro lado, Vitória de Setúbal, na Taça das Taças, Benfica e Sporting, ambos na Taça dos Campeões Europeus, também jogaram neste recinto, nas décadas de 60 e 70.

Em Saint-Etiènne está a segunda maior coleção de arte de França, no Museu de Arte Moderna e Contemporânea, além de ser a única cidade francesa que teve o título de 'Cidade UNESCO do Design'.

O Estádio Geoffroy Guichard vai ser palco de três encontros da fase de grupos do Euro2016, entre os quais o Portugal-Islândia, e um dos oitavos de final.

Ficha do Estádio Geoffroy Guichard:

- Cidade: Saint-Etiènne.

- Estado: Inaugurado em 1931.

- Capacidade: 42.000 espetadores.

- Eventos possíveis: Futebol e râguebi.

- Distância para o aeroporto: 70 quilómetros (Lyon).

- Distância para o centro da cidade: Quatro quilómetros.

- Transportes públicos: Autocarro, elétrico e comboio.

- População da cidade: 180.000 habitantes.

- Clube: AS Saint-Etiènne (futebol).

- Jogos:

Fase de grupos:

14 jun, Portugal - Islândia (Grupo F), 20:00 (hora portuguesa).

17 jun, República Checa - Croácia (Grupo D), 17:00.

20 jun, Eslováquia - Inglaterra (Grupo B), 20:00.

Oitavos de final:

25 jun, 2.º Grupo A - 2.º Grupo C, 14:00.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório