Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

[3-1] 'Leão' continua fiel à história e cai da Europa após nova derrota

Depois de ter perdido em Lisboa, o Sporting voltou a perder na Alemanha, desta vez por 3-1. Com este resultado os 'leões' deixam as competições europeias esta temporada.

Notícias ao Minuto

20:05 - 25/02/16 por Sérgio Abrantes

Desporto Liga Europa

Crónica: 

Diz-se que o destino começa onde acaba a história. Porém, por vezes é difícil contrariar aquilo que parece ser impossível de corrigir. O Sporting, em nova visita à Alemanha, bem tentou, mas voltou a perder, desta feita frente ao Leverkusen e despede-se novamente da Liga Europa aos pés de uma formação germânica. Mas vamos antes aos factos do jogo.

Assumida a Liga Europa como objetivo secundário, o Sporting entrou esta noite em campo com muitas das suas habituais unidades titulares no campeonato. Porém, o início da partida foi bastante complicado para os 'verde e brancos' que acabaram mesmo por conceder o primeiro tento do encontro. A partir daí chegou a resposta e a igualdade. Depois de algumas perdidas, os 'leões' voltaram a sonhar com a continuidade europeia.

Chegado o intervalo, o 1-1 parecia um resultado justo e que permitia sonhar com os oitavos. Porém, depois de um início de segunda parte muito morno, o Sporting foi vítima do seu próprio destino. À bomba, com um remate que merecia ser golo, Bellarabi, autor do primeiro, voltava a deixar mais complicada uma ideia sonhadora.

A partir daí, a equipa de Jorge Jesus acabou por sofrer para voltar ao jogo. Apesar de ter já em campo muito da sua estrutura vencedora a nível interno, os 'leões' tinham dificuldade em ultrapassar a muralha alemã e os minutos iam correndo. A precisar de dois golos para seguir em frente, a equipa de Jesus acusou um pouco a pressão e bem perto do fim, quando todas as setas estavam apontadas ao ataque, acabou por permitir novo tento. Çalhanoglu recebeu a bola dentro da área e bateu Patrício pela terceira vez.

O sonho estava desfeito. Com poucos minutos no relógio, os 'leões' atiraram a toalha ao chão e esperaram e desesperaram pelo golo ou pelo apito final. O apito chegou mais cedo e a história ficou por escrever-se em linhas tortas. A sina, essa palavra tão portuguesa, voltou a afastar os 'leões' do caminho da glória e agora é tempo de voltar a pensar, como Jesus e Bruno de Carvalho tantas vezes o lembram, no objetivo da temporada: o campeonato.

Momento do jogo: 65 minutos. O segundo golo apontado por Bellarabi acabou por chegar um pouco contra-corrente, precisamente quando os 'leões' pareciam ter a partida controlada. Apesar de ser um bom golo, e apesar de não haverem lances injustos quando são regulares, o tento acabou por ser bastante penalizador para a aspiração da formação lusa.

Acompanhamento: 

90+4' - Final do encontro. Um golo marcado na primeira parte, a resposta a tento alemão, ainda fez os 'leões' sonharem. Porém, os 'verde e brancos' não se conseguiram impor no momento decisivo da partida e acabaram por perder por 1-3. 

90+2' - Que perigo novamente para a baliza de Patrício. 

90' - Final do tempo regulamentar. Vão ser jogados mais quatro minutos.

87' - Golo do Bayer. Marca Çalhanoglu. Depois de ser lançado no ataque com um bom passe remata sem hipótese para Patrício.

85' - A cinco minutos do 90', o Sporting continua a precisar de marcar por duas vezes, algo que parece cada vez mais impossível. Das bancadas tem chegado muito apoio. 

79' - Jesus tenta o agitador Gelson. Sai Bruno César.

78' - O Sporting tarda em responder ao golo adversário e o sonho da continuação em prova parece cada vez mais complicado.

71' - Que possibilidade para o Sporting. Cruzamento na esquerda para Slimani, mas Leno antecipa-se ao argelino. Bom lance do ataque do Sporting. 

70' - Os 'verde e brancos' estão a ter algumas dificuldades em visar a baliza adversária e responder ao golo sofrido.

68' - Chicharito, de cabeça, remata para defesa fácil de Rui Patrício. 

67' - Téo deixa a partida para dar lugar a Slimani. 

65' - Golo para o Bayer. Bellarabi marca e volta a deixar os germânicos em boa posição para continuar em prova. O atleta do Leverkusen rematou muito forte e colocado e não deu hipóteses a Patrício. 

62' - Sai Carlos Mané. Entra para o seu lugar Bryan Ruiz. 

59' - Jogada de muita confusão com Wendell, ao que parece, a tentar agredir Bruno César. O árbitro do encontro nada assinalou. 

57' - Novamente perigo para a baliza de Leno, outra vez pelos pés de Carlos Mané. O extremo voltou a não resolver da melhor forma, tentando um passe quando devia ter tentado o remate .

55' - Segundo tempo muito mais equilibrado. A partida está mais disputada a meio-campo com o Leverkusen com muitas cautelas a parecer não querer arriscar perder a posição de controlo na eliminatória.

50' - O Sporting parece ter regressado mais forte para o segundo tempo. 

48' - Perigo novamente para a baliza de Patrício. Livre na direita, cruzamento para o segundo poste, com João Pereira a cortar a bola no momento certo. 

46' - Recomeça a partida na Alemanha. Dá o pontapé de saída a formação do Sporting.  

Os 'leões' regressaram com algum atraso ao relvado, o que motivou muitos assobios das bancadas. 

45' - Intervalo na BayerArena. Leverkusen e Sporting estão empatados depois de os 'leões' terem sofrido um tento. Boa resposta dos 'verde e brancos' que ainda podem sonhar com a passagem à fase seguinte da competição. 

45' - O Sporting está agora melhor na partida e a causar mais perigo.

40' - O jogo voltou a estar mais equilibrado. Depois do golo do Leverkusen, em contra-ciclo com o andamento do jogo, o Sporting voltou a conseguir causar periogo e chegou mesmo ao golo. Agora, espera-se pelo intervalo com o jogo mais repartido a meio-campo.

38' - Golo do Sporting!! Marca João Mário. Boa jogada do ataque dos 'leões'. João Pereira cruza na direita, Mané remata uma primeira vez, Leno defende e, na recarga, João Mário conclui com sucesso e faz golo. 

37' - Que perdida incrível de Carlos Mané. O avançado recebeu um passe atrasado da direita e em zona frontal, tentou dominar, mas acabou por nem conseguir o remate. Podia ter sido o empate. 

35' - O Sporting está a demorar a responder ao golo dos 'farmacêuticos'. 

30' - Com este resultado o Sporting precisa de marcar dois golos e não sofrer mais nenhum para seguir para os oitavos de final da Liga Europa. Em Lisboa, os alemães venceram por 1-0. 

29' - Golo para o Leverkusen. Bom contra-ataque da formação germânica com Bellarabi a fuzilar Rui Patrício à queima-roupa. 

25' - Bruno César remata com perigo. O médio recebe na esquerda, progride em campo e dispara forte para defesa de Leno. O Sporting tem estado mais pressionante nos últimos minutos obrigando o guardião dos germânicos a sair várias vezes da sua área.

23' - O jogo baixou um pouco de intensidade, mas o Leverkusen é a equipa mais esclarecida em campo. O Sporting tenta responder, mas tem feito pouco para incomodar a baliza à guarda de Leno. 

20' - Partida mais equilibrada neste momento, com as duas equipas a baixaram um pouco a intensidade

15' - O Sporting conseguiu um livre já próximo da baliza do Leverkusen mas da jogada não resultou qualquer perigo para a baliza de Leno.

13' - Na resposta ao lance ofensivo do Bayer o Sporting tentou um contra-ataque perigoso que também foi perigoso.

11' - Novamente o golo à vista na BayArena. O Sporting com muitas dificuldades na defesa e Patrício a salvar primeiro os 'leões' e depois a completar Naldo.

9' - Que perigo. Livre na esquerda e Chicharito ao segundo poste a falhar o cabeceamento para golo, mas por milímetros.

5' - O Bayer começou melhor a partida criando a primeira situação de periogo. Porém, o Sporting reagiu de imediato por Mané e agora parece ter maior iniciativa de jogo. 

2' - Leverkusen deixa primeiro aviso, de bola parada. Livre em posição praticamente central, cruzamento para a área e cabeceamento perigoso de Papadopoulos.

1' - Já se disputa a partida na Alemanha. Saiu a jogar a formação da casa. 

0' - As equipas já estão no relvado. Está prestes a começar o jogo.

0' - Está prestes a começar a partida entre Bayer e Sporting. Fique connosco e siga todas as incidências do jogo. 

0' - Eis a equipa do Leverkusen: Leno; Jedvaj, Tah, Papadopoulos e Wendell; Bellarabi, Kramer, Çalhanoglu e Brandt; Kiessling e Chicharito Hernández.

0' - Já há 'onze' do Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Naldo, Ewerton e Jefferson; João Mário, William e Aquilani; Bruno César, Carlos Mané e Téo.

Antevisão: Depois de uma derrota por 0-1 em Alvalade, o Sporting mede esta quinta-feira, pela segunda vez, forças com o Bayer Leverkusen. Sem registo de qualquer vitória em solo germânico, a formação orientada por Jorge Jesus vai em busca de um resultado que lhe permita fazer história e continuar em prova.

Com Adrien Silva lesionado, e com a tendência para privilegiar a Liga em detrimento de outros palcos, Jesus deve apostar num 'onze' capaz de furar com a resistência alemã. Com a marca dos 300 jogos europeus bem presente, o técnico 'verde e branco' espera conseguir um bom resultado, valendo-se do facto de nada ter a perder neste encontro.

Nas duas visitas que fez na temporada passada a redutos alemães, os 'verde e brancos' regressaram a Lisboa com duas derrotas, um diante o Schalke, por 3-4, num jogo de grande polémica, e outra frente a Wolfsburgo, por 0-2.

Aliás, o melhor registo que os 'leões' têm em território bávaro é o de um empate, em 2006/07, frente ao 'todo poderoso' Bayern.

Face ao último encontro, Jesus deverá apostar numa equipa bastante diferente da que surgiu frente ao Boavista, uma vez que, por exemplo, Marvin e Schelotto não foram inscritos nas competições europeias e são baixas para além do lesionado Adrien. Naldo também deverá fazer parceria om Ewerton, na defesa, sendo que Tobias, apesar de também ter viajado com a equipa, não ser opção para ser titular.

Gelson e Mané devem ser os senhores dos flancos, sendo que Bryan Ruiz ficará quase certamente com novo companheiro no ataque, Slimani.

Na antevisão do encontro, Jesus disse acreditar que a sua equipa teria potencial para fazer o que os alemães fizeram em Lisboa. “Temos o nosso valor e acreditamos que temos capacidade para fazer aqui em Leverkusen aquilo que o adversário nos fez em Lisboa”, atirou em conferência de imprensa.

De referir, por último, que a partida desta tarde assina-la também a ultrapassagem de Rui Patrício a Polga, tornando-se o guardião dos 'leões' no mais rodado jogador em termos europeus na história da formação de Alvalade, somando 73 encontros.

Fique connosco e acompanhe esta partida, em direto, a partir das 18h.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório