Eusébio da Silva Ferreira foi há 50 anos consagrado como o Bola de Ouro, que distinguia, na altura, o melhor jogador de futebol da Europa. O prémio foi entregue pela revista francesa France Football e perpetuou assim o nome do ‘pantera negra’, que desta forma, em 1965, tornou-se no primeiro jogador português a ganhar este prémio.
Como descreve o jornal O Jogo, a capa da revista France Football, do dia 28 de dezembro de 1965, teve no centro, como destaque, a cara de Eusébio, jogador do Benfica. A fotografia era de há três anos, ou seja 1962, ano em que o ‘pantera negra’ se sagrou campeão europeu, pelo clube ‘encarnado’, e mostrava os festejos do falecido futebolista na final frente ao Real Madrid (5-3).
Em 1965, ano da consagração de Eusébio, o antigo futebolista sagrou-se campeão nacional ao serviço do Benfica, com 28 golos marcados em 20 jogos. Tornou-se também vice-campeão europeu, depois de o clube da Luz perder frente ao Inter de Milão (1-0), mas Eusébio registou na Liga dos Campeões, nove golos em nove encontros.
Ainda nesse ano, o ‘pantera negra’ destacou-se ao serviço da seleção nacional, conseguindo, praticamente sozinho, colocar Portugal numa fase final de um Mundial.