Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Kelvin 'roubou' o título ao Benfica e ofereceu-o ao FC Porto

De ilustre desconhecido, o brasileiro Kelvin entrou para a história recente do futebol português, ao marcar o golo 'fora de horas' que valeu ao FC Porto a conquista do seu último título e que parecia destinado ao Benfica.

Kelvin 'roubou' o título ao Benfica e ofereceu-o ao FC Porto
Notícias ao Minuto

11:10 - 24/04/15 por Lusa

Desporto Benfica Porto

A dois dias do 'clássico' do Estádio da Luz - que o FC Porto precisa de ganhar para evitar que o rival lisboeta fique com o caminho aberto para a revalidação do título desta época -, os adeptos portistas recordarão com alguma esperança a noite de 11 de maio de 2013.

Tal como acontece com o embate de domingo, a decisão do campeão nacional passava pelo confronto entre os dois 'grandes', na 29.ª e penúltima jornada, no Estádio do Dragão, onde o FC Porto procurava anular os dois pontos de atraso para o líder benfiquista.

A deslocação ao Porto poderia ter sido muito menos dramática se o Benfica tivesse vencido o Estoril-Praia em casa uma semana antes, mas não foi além do empate 1-1 com a equipa treinada por Marco Silva, atual treinador do Sporting, e colocou a liderança em risco.

A equipa orientada por Jorge Jesus até começou bem, inaugurando o marcador aos 19 minutos por intermédio do avançado Lima, um dos oito jogadores benfiquistas que participaram no jogo de há dois anos e que ainda se mantêm no plantel 'encarnado'.

O FC Porto, que conserva na atual estrutura apenas quatro dos jogadores que disputaram o embate de 2013, empatou pouco depois, aos 25 minutos, graças a um autogolo do defesa Maxi Pereira, mas, depois, o Benfica 'blindou' a sua baliza, praticamente, até ao final da partida.

Aos 85 minutos, o remate do avançado James Rodríguez, agora no Real Madrid, ao poste da baliza visitante pareceu constituir o 'canto do cisne' do FC Porto. Até que, quando tudo parecia perdido para os 'dragões', apareceu Kelvin.

Depois de ter substituído aos 79 minutos a 'estrela' Lucho González, o avançado, na altura com apenas 19 anos, recebeu a bola de Liedson - que tinha rendido Danilo, aos 84 -, entrou na área visitante e, de ângulo difícil, rematou rasteiro e cruzado, fixando o 2-1 já em período de compensação, aos 90+1.

O golo que valeu ao FC Porto o 'tri', confirmado com o triunfo por 2-0 em Paços de Ferreira, na última ronda, foi o terceiro e último marcado na I Liga com a camisola do FC Porto pelo jovem brasileiro, que, antes, tinha 'bisado' na vitória por 3-1 sobre o Sporting de Braga.

Na época anterior, Kelvin tinha ficado em 'branco' em 22 partidas pelo Rio Ave e, na temporada seguinte, não se afirmou na equipa 'azul e branca', tendo sido apenas suplente utilizado em seis ocasiões, até ser emprestado, já este ano e de forma quase incógnita, ao Palmeiras.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório