Economia local impulsionada com Mundialito

Vila Real de Santo António acolheu, nos últimos dias, o Mundialito de futebol, evento que levou mais de 4.000 crianças à cidade e permitiu impulsionar a economia local durante uma semana e ajudar pequenos e grandes negócios.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/04/2015 07:24 ‧ 04/04/2015 por Lusa

Desporto

Vila Real de Santo António

Um empresário local da restauração e alojamento elogiou o evento e os resultados económicos que a prova -- que hoje termina - proporcionou à cidade, enquanto um pequeno comerciante de produtos tradicionais confirmou melhorias no negócio e disse esperar, com o fim de semana da Páscoa, dobrar as suas receitas.

"O Mundialito é uma atividade que há vários anos se tem desenvolvido em Vila Real de Santo António, tem sido uma atividade muito positiva para o comércio local, para a gastronomia e, sobretudo, para o alojamento", disse à Lusa Luís Camarada, detentor de um grupo de restauração e alojamento da cidade.

O empresário explicou que as várias unidades de alojamento de que o seu grupo dispõe acolheram equipas como o Ajax, da Holanda, ou o Bétis de Sevilha, de Espanha, que "obrigam a uma certa exigência", e isso reflete-se em termos económicos nos negócios dos empresários locais, após o inverno, em que os negócios, como é normal, não correm tão bem.

"Isto vem demonstrar que atividades deste tipo, utilizando o complexo desportivo municipal e as características naturais do concelho, são fundamentais para o comércio local, durante uma época do ano em que todos os comerciantes e empresários suspiram por ter atividade", considerou Luís Camarada.

O empresário lembrou que "atrás das crianças que vêm praticar o futebol no Mundialito", que têm entre 6 e 12 anos, "vêm os pais, os tios, os associados dos clubes", e isso dinamiza a cidade durante a semana do evento.

Também Manuel Sequeira, vendedor de produtos tradicionais do Algarve e com uma banca de frutos secos, mel ou ervas aromáticas em pleno centro histórico da cidade, disse à Lusa que o Mundialito "ajuda ao negócio" e tem permitido "mais clientela" e um pouco mais de vendas.

"Nota-se a afluência de mais pessoas de fora, vê-se que há mais pessoal de férias aí e aderem a este produto tradicional", afirmou, frisando que na sua banca os principais produtos que se vendem são do Algarve, como o figo, a amêndoa ou o mel.

Manuel Sequeira disse que "as pessoas não estão habituadas a ver" estes produtos à venda e "quando veem acham admiração e levam alguma coisa de recordação", nomeadamente "frutos secos, o mel, as ervas aromáticas".

"Esperamos que no fim de semana aumente mais e chegue ao dobro", respondeu, ao ser questionado sobre o incremento que tinha tido nas vendas durante a semana da prova.

Entre os visitantes encontrava-se o espanhol Juan Carlos Bermudo, de Sevilha, que costuma passar dias em Islantilla, perto da fronteira com Portugal, e quando falou com a Lusa estava carregado de compras.

"Vamos levar recordações para os filhos, os netos, para toda a gente", disse, admitindo que, "às vezes, gasta demasiado" dinheiro nessas compras.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho reclama com arbitragem de jogo do Benfica-Sporting

Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho reclama com arbitragem de jogo do Benfica-Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas