O quarto treinador do Sporting desde que começou a época, Jesualdo Ferreira, referiu na sua primeira conferência de imprensa enquanto técnico dos ‘leões’ que os jogadores precisam de entender o que significa para o clube estar no 12.º lugar do campeonato e a apenas um ponto da zona de despromoção.
“É importante que os jogadores entendam o que significa para o Sporting estar com 12 pontos e a um da linha de água. Eles têm de perceber que estão num grande clube e que a exigência é alta, mas também têm de perceber que estão a perder, pois a este nível o futuro não será tão risonho”, começou por dizer Jesualdo.
Para o técnico que já orientou o Benfica e o FC Porto, é necessário “subir os níveis competitivos” para que se possa “ganhar jogos”. E este nível, refere, existe nos seus jogadores. “Se estes jogadores tiveram qualidade para chegar aqui então é preciso subir-lhes a auto-estima para que passem para o patamar mais elevado e, assim, ganhem jogos. A nossa obrigação é fazer a equipa acreditar que é possível ganhar jogos”, frisou.
Questionado sobre a qualidade do plantel, comparativamente aos líderes do campeonato Benfica e FC Porto, Jesualdo assumiu a fragilidade dos seus jogadores. “Este plantel, face aos recursos do Benfica e do FC Porto, não me parece que tenha o nível destes dois clubes para disputar o campeonato”. Contudo, o técnico fez questão de sublinhar que a sua equipa “poderia fazer uma campanha e ser uma equipa que poderia estar entre o Benfica e o FC Porto”.
Sobre a ida de Izmailov para o Dragão e a chegada de Miguel Lopes para Alvalade, Jesualdo garantiu que as transferências são positivas para ambos os jogadores e também para o Sporting.
“Estou muito contente por o Miguel Lopes vir, é um jogador que conheço e que pode ajudar o Sporting. Para o Marat [Izmailov] esta pode ser uma boa solução que lhe permita jogar mais”, afirmou, salutando ainda as “boas relações” entre os clubes que permitam este tipo de transacções que se realizam em outros países europeus.
Ainda sobre o plantel, Jesualdo admitiu que este possa vir a ser “reduzido” já que o “Sporting tem de se equilibrar financeiramente”, confirmando também que o clube está a negociar a saída de Elias.