Uma tragédia atingiu as ruas da cidade italiana de Rieti na tarde de domingo. Um motorista de um autocarro onde estavam a ser transportados adeptos da equipa de basquetebol do Estra Pistoia morreu na sequência de um ataque de adeptos do RSR Sebastiani Rieti.
Tudo aconteceu depois do encontro em que o Estra Pistoia foi vencer a casa do Sebastiani Rieti, numa partida entre as duas equipas da segunda divisão do basquetebol transalpino. O ataque provocou a morte do motorista do autocarro da equipa visitante.
De acordo com as informações que foram avançadas pelo jornal desportivo italiano La Gazzetta dello Sport, o autocarro onde seguiam os adeptos da equipa toscana foi atacado na localidade de Contigliano, ao longo da estrada estadual 79 Rieti-Terni, com arremesso de pedras e outros objetos contundentes. Um tijolo acabou por partir o vidro da frente do veículo e atingir o seu segundo motorista.
As equipas médicas foram chamadas para prestarem socorro dado que o motorista tinha ficado ferido com gravidade, mas o óbito acabaria por ser declarado no local, após várias tentativas de reanimação. Raffaele Marianella tinha 65 anos.
Assalto dei tifosi #Rieti al pullman del #PistoiaBasket. L’autista, nella sassaiola, è stato colpito da un mattone, che ha sfondato il vetro. È morto. Ma cos’è questa follia? Fermatevi! Rinsavite!
— Rita Cavallaro (@Rita_Cavallaro) October 19, 2025
E arrestateli tutti!
Lo sport dovrebbe unire, ma ormai è ostaggio di delinquenti pic.twitter.com/Cl3irf0kgf
O autocarro seguia de Rieti para Pistoia e tinha sido alvo de uma escolta policial antes deste ataque. As autoridades italianas já se encontram a investigar o incidente e a recolher informações para identificar os autores deste ataque, que, de acordo com algumas testemunhas, terão emboscado o autocarro após o encontro.
Entretanto, e através de um comunicado oficial, a Federação Italiana de Basquetebol (FIP) expressou “as mais sentidas e profundas condolências” à família da vítima e condenou veementemente o ato de violência.
"A Federação Italiana de Basquetebol expressa as suas mais sinceras e sentidas condolências à família da vítima do ato insensato cometido contra o autocarro que transportava os adeptos de Pistoia no regresso da viagem a Rieti. A FIP acompanhará com a máxima atenção os desenvolvimentos judiciais do caso para tomar as medidas que se impuserem", pode ler-se na nota publicada nas plataformas oficiais.
Reações políticas não se fizeram esperar
A primeira-ministra de Itália Giorgia Meloni recorreu às redes sociais para criticar o que considera ter sido um "ato covarde e criminoso".
"Uma notícia terrível que deixa sem palavras. O ataque ao autocarro dos adeptos do Pistoia Basket, que custou a vida a um motorista atingido por um tijolo, é um ato de violência inaceitável e insano. Expresso as minhas sinceras condolências à família da vítima e a minha solidariedade para com aqueles que testemunharam esta tragédia. Confio que os responsáveis por este ato covarde e criminoso sejam rapidamente identificados e levados à justiça", pode ler-se na publicação na rede social X (antigo Twitter).
Una notizia terribile che lascia senza parole.
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) October 20, 2025
L’assalto al pullman dei tifosi del Pistoia Basket, costato la vita a un autista colpito da un mattone, è un atto di violenza inaccettabile e folle.
Esprimo il mio profondo cordoglio alla famiglia della vittima e la mia vicinanza a…
O ministro do Desporto, Andrea Abodi, também deixou uma mensagem nas redes sociais.
"Mas como é possível morrer assim, ao voltar para casa depois de um jogo de basquetebol? É chocante o ataque perpetrado esta noite perto de Rieti por delinquentes que se transformaram em assassinos e nunca poderão ser definidos como adeptos. O desporto é vida e estes criminosos estão a anos-luz de distância dos valores desportivos. As nossas condolências à família do segundo motorista do autocarro dos adeptos de Pistoia, morto pela loucura homicida", vincou o político, também na rede social X.
Ma come è possibile morire così, mentre si torna a casa dopo una partita di basket? È sconvolgente l’assalto perpetrato questa sera vicino Rieti da delinquenti che si sono trasformati in assassini e non potranno mai essere definiti tifosi. Lo sport è vita e questi criminali sono…
— Andrea Abodi (@andreaabodi) October 19, 2025
Leia Também: LeBron James cumpre 23.ª época na NBA. Será o ano de despedida?