O Estádio do Restelo foi, este domingo, palco do confronto entre Belenenses e Estoril, para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. No final, os visitantes alcançaram uma suada vitória, por 2-1, alcançada em tempo de compensação.
Diante do conjunto da Liga 3, os canarinhos chegaram com o estatuto de favorito e cedo quiseram impor a sua lei.
Aos 7', Jordan Holsgrove isolou o avançado André Lacximicant, que depois de um subtil túnel a Jorge Teixeira, não conseguiu revelar arte para superar a boa mancha do guardião Gonçalo Pinto, muito rápido a sair entre os postes.
Aos 16', o médio Tiago Brito colocou à prova Gonçalo Pinto, feliz na sua abordagem, com a bola a sair pela linha de fundo. Pouco depois, aos 20', o defesa-central Ferro foi displicente em zona proibida e permitiu um rápido contragolpe aos locais, com Midana Sambú a falhar a finalização na cara de Martin Turk, que fez a estreia na baliza e na presente temporada.
Aos 26', o juiz da partida, Diogo Rosa, assinalou grande penalidade a favor do Estoril. André Lacximicant interceptou um péssimo atraso de Miguel Bandarra, com a cabeça, para Gonçalo Pinto, que travou em falta o adversário.
Na marca dos onze metros, Pizzi, ex-Benfica, assumiu a responsabilidade e inaugurou o marcador, enganando o opositor.
Apesar da diferença de dois escalões entre as equipas, o Belenenses não teve receio de encarar o adversário e esteve perto de restabelecer a igualdade. No tempo de compensação da primeira parte, aos 45'+1, Miguel Bandarra tentou a 'redenção' com uma assistência para o coração da área, mas Diogo Leitão chegou ligeiramente atrasado ao lance.
Na segunda parte, o jogo animou com o golo dos locais. Aos 50', o Estádio do Restelo ficou em festa quando Eduardo Souza surgiu ao segundo poste, para empurrar a bola para o fundo das redes.
Com o passar do tempo, os jogadores do Belenenses acusaram o desgaste físico e o mau estado do relvado, muito pesado pela intensa chuva que caiu sobre ele. Com maior frescura nas pernas, o Estoril foi à procura de resolver o jogo, ainda antes do prolongamento.
Aos 90'+5, Yanis Begraoui entregou a André Lacximicant a oportunidade de ser herói do encontro. O camisola 19 não desperdiçou, atirando, em força, a bola junto ao poste esquerdo. De nada valeu o voo de Gonçalo Pinto.
No final, a vitória assenta bem ao Estoril, mais forte e claramente em melhores condições físicas do que o adversário, que vendeu cara a derrota.
Na próxima fase, o Estoril terá encontro com uma equipa da I Liga, sendo que o Famalicão terá de deslocar-se ao Estádio António Coimbra da Mota.
Os canarinhos viram agora atenções para o campeonato, com a receção ao Nacional, agendada para o dia 26, a contar para a nona jornada.
Por sua vez, o Belenenses, segundo classificado da Série B da Liga 3, vai visitar, no dia 26, o terreno do 1.º Dezembro, em jogo da oitava jornada. A equipa de Cruz de Cristo tem como objetivo o regresso à II Liga.
Leia Também: Está fechado. Eis os apurados para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal