Portugal defrontou, na tarde deste domingo, no Team Sports Multifunctional Hall, em Riga, naquele que foi o primeiro jogo de preparação diante da Letónia, com o primeiro teste a terminar com uma vitória da seleção lusa, por 3-1.
Os golos da equipa das quinas forma apontados por Diogo Santos, do Sporting, perto dos cinco minutos desde o início da partida, enquanto que os restantes surgiram ainda antes do intervalo, com Afonso Jesus e Kutchy, ambos jogadores do Benfica, a faturarem pela sua seleção.
Ainda assim, nem tudo foi fácil, já que Portugal passou por vários calafrios durante a partida, com o principal a ser o golo do empate a uma bola, depois de Edu não conseguir travar o remate de Sergejs Motils, quando decorria o sexto minuto de jogo.
Edu até foi mesmo obrigado a começar a salvar a equipa comandada por Jorge Braz nos primeiros momentos da partida, já que Tarakanovs e Babris o obrigaram a duas intervenções atentas para que Portugal não ficasse logo em desvantagem.
A resposta foi boa, com Miguel Ângelo a ser o primeiro a incomodar o guardião da Letónia, e Lúcio, logo de seguida, quase fazia uma jogada brilhante para inaugurar o marcador, mas sem sucesso na finalização após uma grande manobra individual, com o golo de Diogo Santos a surgir segundos depois, com um remate de primeira numa bola aérea, ainda que o minuto seis levasse a que a Letónia empatasse o jogo, por intermédio de Sergejs Motils.
Ainda assim, a diferença de qualidades individuais e coletivas era notória e Portugal voltou à vantagem no marcador através de uma jogada de insistência de Afonso Jesus, que tentou primeiro de calcanhar para uma defesa de Krizanovskis, com o golo a surgir na recarga.
As bolas paradas continuaram a ser importantes para a seleção lusa, com jogadas de laboratório a serem trabalhadas e executadas na perfeição, dando o 3-1 através dos pés de Kutchy, que aproveito o bom passe de Afonso Jesus a partir de um pontapé de canto, quando faltavam 15 minutos para o final da primeira parte.
Na segunda parte, a seleção das quinas ficou apenas a gerir a sua vantagem e a defender da melhor forma a estratégia de 5x4 que a seleção letã foi tentando implementar ao longo da partida, mas sem ter sucesso e muitas vezes mais perto de sofrer com o guarda-redes avançado do que de reduzir para um potencial 3-2 que 'abanasse' a seleção de Portugal, que é a atual detentora do troféu do Europeu da modalidade.
O reencontro será já na terça-feira, no mesmo recinto desportivo, pelas 19h00 (menos duas horas em Portugal Continental), com Portugal a continuar a treinar os fundamentos necessários para estar o mais bem preparado possível para o Campeonato da Europa de futsal, que se realizará no próximo mês de janeiro, com o jogo de abertura a ser realizado no dia 20 e a final a 7 de fevereiro.
[Notícia atualizada às 18h06]
Leia Também: Campeões da Europa de futsal de sub-19 sonham com seleção principal