Procurar

FC Porto B sacode crise 'reforçado' por Karamoh, Martim e João Costa

À oitava jornada da II Liga, o FC Porto B conquistou aquela que foi a primeira vitória da temporada, ao receber e bater o Marítimo, por 1-0, num jogo em que Yann Karamoh, Martim Fernandes e João Costa, da equipa principal, 'desceram' para ajudar João Brandão.

FC Porto B sacode crise 'reforçado' por Karamoh, Martim e João Costa

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
19/10/2025 13:00 ‧ há 2 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

II Liga

Ao cabo de oito jornadas da II Liga, o FC Porto B somou, de uma vez por todas, aquela que foi a primeira vitória da presente temporada de 2025/26, ao receber e bater o Marítimo, no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, por 1-0.

 

O principal ponto de destaque foi para o facto de João Brandão ter 'pescado' três 'reforços' junto da equipa principal. Foram eles João Costa, Martim Fernandes e Yann Karamoh, que atuaram de início, depois de, na véspera, se terem sentado no banco de suplentes dos 'graúdos' por opção técnica de Francesco Farioli, na goleada aplicada ao Celoricense, por 0-4, que valeu o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

O golo que acabou por fazer a diferença a favor da formação azul e branca surgiu logo à passagem do 14.º minuto, quando Rodrigo Borges, na tentativa de intercetar um cruzamento rasteiro de Ángel Alarcón para Trofim Melnichenko, acabou por 'trair' Samuel Silva e colocar a bola na própria baliza.

Apenas sete minutos depois, os dragões voltaram a fazer a festa, desta feita, na sequência de um remate certeiro de Yann Karamoh. No entanto, o lance acabou por ser invalidado pela equipa de arbitragem liderada por Marcos Brazão, por indicação do VAR, que detetou um posicionamento irregular de Trofim Melnichenko, na origem do mesmo.

O conjunto insular procurou responder, já no segundo tempo, e chegou mesmo a encostar os homens da casa 'às cordas'. No entanto, a falta de acerto na finalização acabou por falar mais alto, pelo que acabou por não conseguir evitar aquele que foi o primeiro desaire 'fora de portas', esta época, no segundo escalão do futebol nacional.

A tabela e o que ainda falta jogar

Este FC Porto B-Marítimo já diz respeito à oitava ronda da II Liga, mas a verdade é que esta só irá ter continuidade a partir de sexta-feira, dia para o qual estão agendados o Torreense-Oliveirense (para as 18h45, hora de Portugal Continental) e o Vizela-Felgueiras (para as 20h45).

No sábado, haverá lugar a um Sporting B-Lusitânia de Lourosa, um União de Leiria-Leixões (ambos às 11h00), um Paços de Ferreira-Portimonense (às 14h00), um Académico de Viseu-Desportivo de Chaves e um Feirense-Benfica (ambos às 15h30). Finalmente, no domingo, realizar-se-á o Farense-Penafiel (às 11h00).

Fazendo as contas, exclusivamente, ao duelo antecipado, o FC Porto B passa a somar cinco pontos e ascende, provisoriamente, à 16.ª posição e penúltima posição da tabela, em igualdade com o Paços de Ferreira, e com vantagem mínima sobre o Benfica B, agora, último classificado.

O Marítimo, por seu lado, permanece, para já, no segundo lugar, com os mesmos 14 pontos do que o Vizela, e menos um do que o líder, o Sporting B, que pode aproveitar esta oportunidade para 'descolar'. Os insulares correm, ainda, o risco de vir a ser ultrapassados por Desportivo de Chaves e/ou União de Leiria, caso os mais diretos concorrentes vençam os respetivos jogos.

Leia Também: Farioli dá aula. FC Porto promove ação de formação no Olival

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si