Menos de 24 horas depois de levar de vencida o Celoricense, por categóricos 0-4 (num jogo em que Jan Bednarek desfez o nulo, antes de Samu Aghehowa 'saltar' do banco de suplentes para marcar um hattrick para sentenciar as dúvidas), e carimbar o passaporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o plantel principal do FC Porto regressou aos trabalhos, no Olival.
Os dragões deram um 'tiro de partida' nos trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa, perante o Nottingham Forest, ao final da manhã deste domingo, numa sessão em que, informam os próprios, em forma de nota partilhada através das plataformas oficiais, os jogadores "cumpriram uma sessão de trabalho de recuperação e de ginásio".
As três únicas exceções foram Nehuén Pérez (que foi operado, há pouco mais de um mês, a uma rotura total do tendão de Aquiles), Zaidu Sanusi (a contas com um traumatismo no gémeo direito) e Luuk de Jong (ainda a debelar uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno).
O lateral-esquerdo nigeriano limitou-se a realizar "tratamento", ao passo que o defesa-central argentino e o ponta-de-lança neerlandês dividiram o tempo entre "tratamento e trabalho de ginásio", o que significa que nenhum deles deverá recuperar a tempo de irem a jogo, na deslocação ao City Ground.
O treinador italiano Francesco Farioli deu um dia de folga ao grupo de trabalho, pelo que este apenas irá retomar os treinos, no Centro de Treinos Jorge Costa, na próxima terça-feira. Quanto ao embate daquela que é a segunda maior competição de clubes do Velho Continente, está agendada para as 20h00 (hora de Portugal Continental) de quinta-feira.
FC Porto em crescendo... e Nottingham Forest a 'tombar'
O FC Porto chega a esta fase da temporada num momento de forma, verdadeiramente, 'diabólico', somando um total de dez vitórias e apenas um empate (com o Benfica, a 'zeros', no Estádio do Dragão) ao cabo de 11 partidas oficiais, em todas as competições.
Um registo que já lhe valeu, não só um lugar na próxima fase da prova rainha do futebol nacional, como também a liderança da I Liga (com 22 pontos conquistados em 24 possíveis, mais três do que o segundo classificado, o Sporting) e da fase de liga da Liga Europa (com os mesmos seis pontos de Dínamo Zagreb, Midtjylland, Sporting de Braga, Aston Villa, Olympique Lyon e Lille).
Bem menos motivos para sorrir tem o Nottingham Forest, que, ainda no passado sábado, levou a cabo aquela que foi já a segunda 'chicotada psicológica' da temporada. Depois do português Nuno Espírito Santo, a 'vítima' foi o australiano Ange Postecoglou, que não resistiu a um registo de seis derrotas e dois empates nos seis jogos em que ocupou o cargo.
Os reds já se despediram da Taça da Liga (eliminados pelo Swansea City, por 3-2), ocupam o 18.º e antepenúltimo lugar da Taça da Liga (com cinco pontos conquistados em 24 possíveis), e, na Liga Europa, partilham o 25.º lugar com Estrela Vermelha, Bologna, PAOK, Celtic e Maccabi Tel Aviv, todos com um ponto na 'bagageira'.
Leia Também: 'Um, dois, três, diga lá outra vez'. FC Porto à boleia de Samu na Taça