O Inter Miami deu, na madrugada de sábado para domingo, por encerrada a campanha na fase regular da MLS com um categórico triunfo conquistado na deslocação ao Geodis Park, estádio situado no estado norte-americano do Tennessee, sobre o Nashville SC, por 2-5.
Lionel Messi voltou a demonstrar que, aos 38 anos de idade, não tem qualquer intenção de 'tirar o pé do acelerador', visto que assinou, não um, não dois, mas três golos, aos 34, 63 (este, na conversão de uma grande penalidade) e 81 minutos, assim como uma assistência, aos 90+1, para um remate certeiro de Telasco Segovia, antigo jogador do Casa Pia.
Estes três 'disparos' de La Pulga acabaram, de resto, por dar ao próprio um motivo adicional para sorrir, uma vez que lhe valeram a conquista da Bota de Ouro do campeonato dos Estados Unidos da América. Aos todo, foram 29, mais cinco do que Denis Bouanga (do Los Angeles FC) e Sam Surridge (do Nashville SC), que partilharam o segundo lugar da tabela dos melhores marcadores.
O restante golo da equipa orientada pelo antigo internacional argentino Javier Mascherano surgiu aos 67 minutos, por intermédio de Baltasar Gallego. Já do outro lado da 'barricada', Sam Surridge e Jacob Shaffelburg ainda procuraram 'remar contra a maré', com tentos rubricados aos 43 3 45+6 minutos, respetivamente, mas sem grandes efeitos práticos.
Diogo Gonçalves em destaque entre os portugueses da MLS
No entanto, não foi só de Lionel Messi que se fez 34.ª jornada da fase regular da MLS. Um pouco por todo o país, houve portugueses em ação, começando desde logo pelo Energizer Park, no Missouri, onde Diogo Gonçalves contribuiu com uma assistência (para um dos dois golos de Victor Olatunji) para o empate a duas bolas entre o 'seu' Real Salt Lake e o St. Louis City SC.
Pedro Amador foi, também ele, titular, na igualdade a um golo entre o Atlanta United e o DC United, tal como David Costa, que foi substituído pelo colombiano Juan Mosquera, no arranque do segundo tempo da 'pesada' derrota sofrida pelo Portland Timbers perante o San Diego FC, por 0-4, em pleno Providence Park, no Oregon.
Bruno Wilson está a recuperar de lesão, pelo que falhou a vitória 'caseira' do San Jose Earthquakes sobre o Austin FC, por 2-1. O mesmo se aplica a André Franco e Leonardo Barroso, que ficaram de fora da lista de convocados do Chicago Fire (equipa da qual Filipe Çelikkaya é treinador-adjunto), no empate a dois golos registado na visita ao New England Revolution.
Assim ficam os playoffs da MLS
Ficou, desta maneira, praticamente encerrado o lote de equipas que irá disputar o playoff de apuramento de campeão norte-americano de futebol. Neste momento, ficam por atribuir apenas dois 'bilhetes', que irão parar às mãos dos vencedores do Portland Timbers-Real Salt Lake e do Chicago Fire-Orlando City.
Na Conferência Este da MLS, haverá lugar a um FC Cincinnati-Columbus Crew, a um Inter Miami-Nashville SC, a um Charlotte FC-New York City FC, e a um embate entre o Philadelphia Union e o vencedor do Chicago Fire-Orlando City. Já a Oeste, disputar-se-ão um Vancouver Whitecaps-FC Dallas, um Los Angeles FC-Austin FC, um Minnesota United-Seattle Sounders e um duelo entre o San Diego FC e o 'sobrevivente' do Portland Timbers-Real Salt Lake.
Leia Também: Tenta fintar o guarda-costas de Messi e o resultado é... assustador