O FC Porto deu, este sábado, continuidade àquele que se tem revelado um arranque de temporada 'demolidor', ao visitar e derrotar o Celoricense, por categóricos 0-4, perfazendo, desta maneira, um ciclo de dez vitórias e apenas um empate ao cabo de 11 jogos oficiais, em todas as competições, e carimbando o passaporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Na conferência de imprensa que se seguiu, ao apito final, no Estádio Cidade de Barcelos, o treinador dos dragões, Francesco Farioli, fez questão de "dar crédito ao adversário", da Série A do Campeonato de Portugal, "pela forma como encarou o jogo, estando sempre muito compactos e intensos", e aproveitou para reforçar a importância de não entrar em euforias.
"Sabíamos que iam defender num bloco baixo, mas eles estiveram concentrados e demonstraram um alto nível de profissionalismo na preparação, assim como na entrada em campo. Para nós, foi um bom resultado, e, agora, temos de trabalhar já para o próximo jogo", afirmou, 'virando baterias', para a deslocação ao City Ground, onde, já na quinta-feira, terá pela frente o Nottingham Forest, na terceira jornada da fase de liga da Liga Europa.
"Considerei importante começar de novo, ou seja, no ponto no qual tínhamos ficado, pois, após a pausa internacional, precisávamos de ritmo. Já o disse, o futebol não é fácil, e, por isso, tínhamos de encarar esta partida com seriedade. Escolhi os jogadores que achei que seriam os melhores para enfrentar este adversário e garantir a passagem para a próxima eliminatória", prosseguiu.
"Estamos num momento em que a temporada pode correr bem ou mal muito rapidamente. Temos de apurar sempre qual vai ser a melhor equipa, tendo em conta a forma como queremos encarar o jogo. Os jogadores que regressaram das seleções vieram com uma mentalidade fantástica", completou.
"A atitude de Samu foi fantástica"
Apesar do resultado 'folgado', a verdade é que o jogo não foi assim tão fácil para o FC Porto. Jan Bednarek desfez o nulo, logo ao nono minuto, mas o marcador só voltou a 'mexer' já no segundo tempo, quando Samu Aghehowa entrou para o lugar de Deniz Gul e marcou três golos no espaço de apenas 11 minutos, assinando uma exibição que lhe mereceu rasgados elogios por parte do técnico italiano.
"Ele provou que quer marcar, entrou com bastante agressividade. Fez três golos, mas também há que realçar a forma como se envolveu no jogo vindo do banco, como ajudou os seus companheiros. A sua atitude foi fantástica, dando espaço e também passes com os restantes jogadores", atirou.
Nottingham Forest vira incógnita
A terminar, Francesco Farioli confessou não saber bem o que irá esperar do próximo adversário, o Nottingham Forest, que, na véspera, apenas 20 minutos após a 'pesada' derrota sofrida na receção ao Chelsea, por 0-3, avançou para a demissão do treinador, Ange Postecoglou, que sucedera, há pouco mais de um mês, no cargo ao português Nuno Espírito Santo.
"Agora, temos de preparar um encontro frente a uma equipa da Premier League e que acabou de perder o seu treinador, por isso não há muito como saber o que esperar e também gastaram bastante dinheiro no último mercado de verão, por isso temos de estar totalmente concentrados e prontos para um grande desafio", sublinhou.
Leia Também: 'Chama o Samu'. FC Porto goleia Celoricense e avança na Taça de Portugal