Procurar

Sporting escapa ao susto e vence Paços de Ferreira na defesa da Taça

Paços de Ferreira e Sporting protagonizaram na noite deste sábado uma partida cheia de golos e emoções fortes, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, que acabou por cair para o lado dos leões.

Sporting escapa ao susto e vence Paços de Ferreira na defesa da Taça

© Sporting CP

Davide Rodrigues Araújo
18/10/2025 22:50 ‧ há 1 dia por Davide Rodrigues Araújo

O Sporting foi este sábado até à Capital do Móvel para defrontar o Paços de Ferreira, num jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, e foi surpreendido no terreno dos castores com uma equipa muito organizada e sem medos. No entanto, o conjunto de Rui Borges saiu vitorioso, por 3-2, ainda que apenas depois do prolongamento.

 

Ronaldo Lumungo e João Victor fizeram os golos da equipa comandada por Filipe Cândido. Já para os leões, os tentos foram alcançados pelos pés de Pedro Gonçalves e pela cabeça de Fotis Ioannidis, antes do jogo ir para prolongamento, onde Tiago Ferreira foi decisivo e acabou por marcar o (auto)golo da vitória para o clube de Alvalade.

Com algumas alterações no onze inicial, Rui Borges tentou dar minutos a alguns jogadores menos utilizados, embora mantendo o núcleo da equipa junto. Estas alterações não correram da melhor forma, já que os leões começaram a perder logo ao minuto 18 da primeira metade do encontro, quando Ronaldo Lumungo 'assombrou' João Virgínia na baliza leonina.

No entanto, apenas quatro minutos depois chegou o brilhantismo de Pedro Gonçalves, que deu um 'Pote' de esperança ao Sporting para o que ainda faltava do encontro, num lance com algumas dúvidas de falta sobre Ioannidis na área dos pacenses, mas sem VAR, nada poderia ser feito.

O empate durou até ao intervalo, mas a vinda das cabines mostrou um Paços de Ferreira mais agressivo e pressionante. Esta atitude deu resultado, com um golo do avançado João Victor a chocar novamente os adeptos do Sporting, aos 49 minutos de jogo, depois de uma assistência efetuada pelo autor do primeiro golo da partida, Ronaldo Lumungo, que trocou de papéis com o ponta-de-lança brasileiro.

Esta parecia ser uma estreia na competição para esquecer naquele que foi o ínicio da defesa do título conquistado na temporada passada, no Estádio do Jamor, diante do Benfica, mas a 'raça' de leão acabou por vir ao de cima, com uma remontada à campeão.

Primeiro foi Fotis Ioannidis a aproveitar uma má intervenção do guarda-redes Jeimes, que permitiu que um pontapé de canto fosse direcionado para a cabeça do internacional grego, que não se fez rogado e atirou para o 2-2 à passagem do minuto 61.

Rui Borges começou a colocar as 'armas de fogo' que costumam ser titulares, com o foi o caso de Francisco Trincão, Zeno Debast, Geny Catamo e ainda Luis Suárez, mas não foi suficiente para conseguir atingir a vitória no tempo regulamentar, adicionando mais 30 minutos às pernas de um Sporting que tem um calendário apertado com a Liga dos Campeões já na próxima quarta-feira.

A postura ofensiva da turma de Alvalade acabou por surtir efeito, com uma primeira parte passada quase exclusivamente em torno da grande área do Paços de Ferreira, que resultaram num autogolo do capitão da equipa da casa Tiago Ferreira, quando tentava cortar um cruzamento de Fresneda, ao minuto 104. O Sporting acabou por gerir a vantagem conseguida pela primeira vez na partida até ao final, não tentando aventurar-se muito mais no ataque.

Com esta vitória, os leões vão encontrar na quarta eliminatória o vencedor do encontro deste domingo que coloca frente a frente o Anadia e o Marinhense, duas equipas do Campeonato de Portugal, continuando desta forma a defesa da Taça de Portugal.

De recordar que o Sporting defronta já esta quarta-feira a equipa do Marseille, num jogo a contar para a fase de liga única da Liga dos Campeões, com destaque para a vitória 'gorda' dos franceses no jogo deste fim-de-semana, ao golear o Le Havre, por 6-2, com quatro golos a serem da autoria de Mason Greenwood.

Leia Também: 'Chama o Samu'. FC Porto goleia Celoricense e avança na Taça de Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si