A terceira eliminatória da Taça de Portugal prosseguiu, este sábado, com destaque para a entrada em cena das equipas da I Liga, sempre na condição de visitante, de acordo com os regulamentos da prova nesta fase da prova rainha do futebol nacional.
Até ao momento, a principal surpresa ocorreu em Marco de Canaveses, no distrito do Porto. O Alpendorada, do Campeonato de Portugal, fez a festa da Taça, ao eliminar o Estrela da Amadora, com um triunfo, por 3-1, sendo que operou uma reviravolta no marcador.
Os tricolores abriram o ativo aos 6', através de uma grande penalidade cobrada com sucesso por Rodrigo Pinho. Antes do intervalo, aos 43', Pedro Pauleta restabeleceu a igualdade.
No início da segunda parte, aos 52', o avançado Pedro Pauleta bisou no encontro, reforçando as esperanças dos locais numa possível surpresa.
Aos 69', Mário Borges aplicou o golpe final na partida, com um terceiro golo, que deitou por terra as aspirações dos visitantes em forçarem um eventual prolongamento.
Péssimo início de campanha para João Nuno, que somou a segunda derrota consecutiva no comando técnico do emblema da Reboleira, vencedor da Taça de Portugal em 1989/90.
Alverca caiu no Magalhães Pessoa
No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, o União Leiria desperdiçou uma vantagem de dois golos, por autoria de Juan Munoz e Dieu Michel. O Alverca não deitou a toalha ao chão e forçou o prolongamento, através de Marezi, na sequência de uma grande penalidade, e Kaiky Naves. Ambos os golos foram apontados em tempo de compensação.
Não houve mais golos e a partida seguiu para a lotaria das grandes penalidades. Aí, o União de Leiria revelou ser mais eficaz (4-2) no castigo máximo.
Também na marca dos onze metros, decidiu-se igualmente o Sp. Espinho-Santa Clara e o Torreense-Oliveirense.
Santa Clara e Torreense saíram como vencedores nesse aspeto.
AVS tirou a 'barriga da miséria'
Nos restantes jogos, as equipas da I Liga confirmaram o natural favoritismo. O Famalicão venceu, por 3-0, o São João Ver, com golos de Sorriso, Mathias de Amorim, internacional sub-21 luso, e Rodrigo Ribeiro.
O AVS goleou, por 7-0, o Fornos de Algodres, com Diogo Spencer, cedido pelo Benfica, a ser um dos principais protagonistas, com um bis na conta pessoal.
O Nacional venceu, por 3-1, o Rebordelo e o Covilhã eliminou o União Nogueirense, após triunfo magro, por 1-0.
FC Porto e Sporting ainda vão a jogo
Neste sábado, FC Porto e Sporting disputam o acesso à fase seguinte da competição. No Estádio Cidade de Barcelos, a partir das 18 horas, os dragões medem forças com o Celoricense, do Campeonato de Portugal.
Duas horas e um quarto depois, o Sporting vai ao terreno do Paços de Ferreira, da II Liga. Os leões tentam defender o título conquistado na época passada, após vitória (3-1, no prolongamento) sobre o Benfica.
Esse jogo continua a originar polémica no futebol nacional, com José Mourinho a afirmar que o Benfica deveria ter uma taça a mais no museu, resumindo a derrota encarnada a um "infeliz trabalho da equipa de arbitragem", chefiada por Luís Godinho.
Leia Também: Farioli surpreende. Eis o onze do FC Porto diante do Celoricense