Procurar

Rui Costa arrasa Noronha Lopes: "Campanhas sujas? Fala para ele próprio"

Rui Costa, atual presidente do Benfica, recorda que João Noronha Lopes, um dos cinco opositores às eleições de 25 de outubro, "passou pelo clube 58 dias e nem sequer chegou a sentar-se no lugar".

Rui Costa arrasa Noronha Lopes: "Campanhas sujas? Fala para ele próprio"

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
17/10/2025 12:18 ‧ há 2 dias por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Benfica

Rui Costa concedeu, esta sexta-feira, uma extensa entrevista à Rádio Renascença, na qual não poupou nas críticas tecidas a João Noronha Lopes, recordando que, há quatro anos, quando "o Benfica mergulhava numa situação muito complicada", face ao afastamento de Luís Filipe Vieira, por questões judiciais, foi o único a "meter a cabeça" pelo clube.

 

"O João Noronha Lopes passou pelo clube 58 dias e nem sequer chegou a sentar-se no lugar. É uma coisa que me faz muita confusão. Está toda a gente preparada de imediato para perceber de tudo e mais alguma coisa", afirmou o atual presidente do Benfica e um dos seis candidatos que irá a votos, nas eleições do próximo dia 25 de outubro.

No entanto, o antigo internacional português não se ficou por aqui, e lamentou as "campanhas sujas" que têm marcado este sufrágio, e que foram, também, já denunciadas pelo líder da lista 'Benfica Acima de Tudo': "Provavelmente está a falar também para ele próprio, porque é preciso ir às redes sociais e perceber o que tenho sido ofendido e maltratado por perfis falsos. De empresas que ainda há bem pouco tempo, em termos políticos, foram corridas da política por esses motivos".

"Agora, surgiu mais uma vez o tema Footlab, como se eu não pudesse ter empresas com os meus filhos, e que agora, pelo facto de estar um lab na sede da Liga, apoio o Pedro Proença por esse motivo? Acham que isto são campanhas limpas? Mas isso está lá, está nas redes sociais de candidatos", atirou.

"São episódios atrás de episódios. E é triste assistir a essas coisas. E quando se vem dizer que se quer uma campanha limpa e se fazem essas coisas, é triste ouvir. A minha campanha será sempre para o Benfica. As pessoas conhecem-me, não cheguei aqui de paraquedas. A minha seriedade para com o Benfica é indiscutível", completou.

"Não vejo por que Bernardo Silva não voltaria"

Rui Costa disse, ainda, acreditar que Bernardo Silva (que está em final de contrato com o Manchester City) pode mesmo voltar ao Benfica, mesmo que o próximo presidente não seja João Noronha Lopes, que prometeu fazer de tudo para que o regresso ocorra, o mais rapidamente possível.

"Promessas de jogadores para o futuro e de treinadores para o futuro... Isso é anos 80, anos 90. Nunca farei uma coisa dessas, que é prometer o que quer que seja de jogadores ou treinadores que estejam hoje com contrato. Aquilo que eu digo sobre Bernardo Silva, e sobre todos os Bernardos Silva do Benfica, é que, no meu mandato, tentei sempre fazer voltar a casa todas as nossas pérolas do Benfica Campos", referiu.

"E é evidente que, se o Bernardo estiver na disposição de voltar ao Benfica, se estiver com a liberdade de voltar ao Benfica, o presidente que estiver, seja ele quem for, vai querer trazer Bernardo Silva para o Benfica", prosseguiu.

"Eu não vejo porque não voltaria, porque o Bernardo, por exemplo, está numa situação igual à minha quando eu quis voltar ao Benfica. Independentemente de quem fosse o presidente do Benfica, eu queria voltar a vestir o manto sagrado. E acredito que o Bernardo esteja na mesma situação, porque é um benfiquista puro", rematou.

"Luís Filipe Vieira? Partimos para as ofensas diárias"

Nesta mesma intervenção, Rui Costa disse esperar que os ânimos se serenem até ao dia das eleições: "Não é isto que os benfiquistas querem dos candidatos. Toda esta lama... o Benfica já esteve na lama há quatro anos e ninguém cá quis pôr os pés. Hoje, podemos, felizmente, falar sobre desporto, se está bem ou não está bem, se estamos bem ou não financeiramente, que é aquilo que importa aos sócios, aos adeptos do Benfica. E esse trabalho foi feito".

Já sobre as críticas que lhe foram tecidas pelo antecessor, Luís Filipe Vieira (que também irá a votos, juntamente com João Diogo Manteigas, Martim Borges Coutinho Mayer e Cristóvão Carvalho), o presidente do Benfica limitou-se a lamentar: "Agora, partimos para as ofensas diárias e, portanto, não vou estar a responder a isso".

Leia Também: Bernardo Silva responde ao convite de Noronha para voltar ao Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si