Peter Luccin, antigo jogador que deu nas vistas ao serviço de clubes como Paris Saint-Germain, Marseille ou Atlético de Madrid, concedeu uma extensa entrevista à edição desta sexta-feira do jornal espanhol As, na qual apontou o compatriota Kylian Mbappé como um dos favoritos à conquista da próxima Bola de Ouro.
"É um futebolista de outra dimensão. É um fora de série que está a aproveitar quase todas as ocasiões de que dispõe e faz muito a diferença. Já acabou o debate sobre a posição que deve ocupar em campo. Consolidou-se como um 'matador', e já ganhou qualidades em espaços reduzidos, sem perder a sua qualidade e velocidade nas transições", começou por afirmar.
"O Kylian teve momentos brilhantes, mas este é um dos melhores. É um claríssimo candidato a conquistar a Bola de Ouro. Penso que tem mais potencial do que ninguém para alcançá-lo, ainda que dependa dos títulos que venha a conquistar, com o Real Madrid. Se mantiver a sua evolução, talvez Lamine Yamal seja o concorrente mais sério para conquistá-la. Entre ambos, poderão disputar a próxima", acrescentou.
As comparações com... Cristiano Ronaldo
O ex-médio (atualmente, com 46 anos de idade) recusou, ainda, estabelecer qualquer tipo de comparação entre Kylian Mbappé e Ronaldo, avançado que defrontou, quando este alinhou ao serviço do Real Madrid. Ainda assim, encontrou um paralelismo com... Cristiano Ronaldo, outra referência do universo blanco.
"Ronaldo talvez seja o meu jogador histórico favorito. Tendo em conta a eficácia, vejo Mbappé mais parecido ao Cristiano. O Roni era um mago, que tinha tudo. Potência, qualidade, velocidade, saída pelos dois perfis... Eu desfrutei dele e sofri com ele, enquanto rival. O Kylian tornou-se num animal, dentro da área, mas, fora dela, é difícil que alguém alcance o nível do melhor Ronaldo Nazário", refletiu.
"[O altruísmo] É uma grande virtude, num predador como ele. Já o vimos, contra o Villarreal [vitória merengue, por 3-1], como deixou Vinícius [Júnior] cobrar a grande penalidade. Ainda que Arnau Tenas seja amigo dele, é difícil travar um penálti do Kylian. Além disso, ele não duvida em dar uma assistência, se um companheiro de equipa estiver melhor posicionado", apontou.
"Ele sabe que, em primeiro lugar, está a equipa dele, e que a generosidade é uma grande condição para que se crie um grupo e se conquiste títulos. Ele está a amadurecer de uma forma impressionante", concluiu.
O percurso de Kylian Mbappé
Natural de Paris, mas com ascendência camaronesa, Kylian Mbappé deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do AS Bondy, tendo-se mudado para o Monaco, no verão de 2013, com apenas 15 anos de idade. E foi, precisamente, aí que se deu a 'explosão'.
No espaço de cinco anos, o internacional francês 'escalou' até à equipa principal, pela qual acabou por somar 27 golos e 13 assistências ao cabo de 60 jogos oficiais. Números que chamaram a atenção do 'clube do coração', o Paris Saint-Germain, que o viria a resgatar, em 2018, a troco de 180 milhões de euros.
No entanto, a estadia no Parque dos Príncipes acabou por não correr como as duas partes desejavam, resultando num 'casamento conflituoso', que terminou em... 'divórcio', quando, em 2024, optou por não renovar contrato, partindo, ao invés, para o Real Madrid, a 'custo zero'.
Leia Também: Mbappé desvenda conversas com Cristiano Ronaldo: "É um exemplo"