Mikel Arteta saiu, esta sexta-feira, em defesa de Viktor Gyokeres por conta das recentes críticas de que o avançado sueco tem sido alvo. Em conferência de imprensa, de antevisão ao jogo do Arsenal frente ao Fulham, o treinador espanhol garantiu estar confiante de que Gyokeres vai evoluir e adaptar-se totalmente ao novo contexto que encontrou em Londres.
"Ele traz tanto à equipa, e vendo novamente os jogos, estou muito satisfeito com o que ele tem dado à equipa. Disse-lhe, antes da nossa primeira reunião, que o número 9 que quero é o número 9 que consegue lidar [com a pressão] quando não marca por seis ou oito jogos. Se não for assim, então tem de ir para outro lugar, porque a pressão e a expectativa vão existir sempre", começou por dizer Arteta, prosseguindo com mais argumentos.
"Sendo, então, o número 9 do Arsenal, tem de ser capaz de dizer: 'Ok, seis jogos sem marcar. Sou um jogador diferente e comecei a jogar de uma forma diferente'. Eu quero muito mais do que o que ele está a fazer e assim que tiver oportunidades [de meter a bola dentro da baliza], tenho a certeza que ele vai marcar", vaticinou o técnico espanhol.
Mikel Arteta também não deixou de 'puxar a cassete atrás' e recordar o percurso de Viktor Gyokeres, também fazendo menção à época altamente eficaz no Sporting.
"Olhando para a sua história do Viktor, no início quando ele não jogava muito, e depois como ele evoluiu sua carreira... No último ano é muito difícil encontrar um espaço [sem golos], porque ele marcou a cada jogo. O contexto vai mudar, é parte do futebol. Olhamos para a história dos números 9 e podemos ver momentos como esse. Espero que aconteçam em contexto de jogo, não por não ter opção de jogar ou por estares lesionado. Nesse sentido, a resiliência dele é algo muito bom. Estou muito feliz com ele, tenho total confiança. Quando o vemos no dia a dia, e percebemos o quanto ele quer isto, é exatamente o que esperamos", rematou Arteta.
"He brings so much to the team!" 🤝
— Sky Sports News (@SkySportsNews) October 17, 2025
Mikel Arteta is 'really happy' with Viktor Gyokeres ahead of Arsenal's match against Fulham pic.twitter.com/GFuT8aaTBH
Onde anda o goleador?
Depois de duas épocas em que foi uma máquina de golos com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres parece andar de costas voltadas com o instinto matador. Ao cabo dos primeiros 14 jogos desta nova época, entre seleção da Suécia e Arsenal, o jogador de 27 anos tem apenas três golos, o último dos quais apontado há mais de um mês.
Desde então, já lá vão oito partidas consecutivas sem que Gyokeres tenha feito 'estragos' e nas quais as exibições também estiveram longe de agradar à maioria dos adeptos.
O facto de apenas ter marcado contra equipas de menor valia, como Nottingham Forest e Leeds, e de ter ficado em 'branco' nos jogos grandes, também tem servido como 'arma de arremesso' aos críticos.
Vale a pena recordar que Gyokeres foi protagonista de uma novela de verão que terminou com a transferência para o Arsenal. O goleador sueco 'bateu o pé' em Portugal, fez greve no Sporting, que apenas o libertou quando os ingleses chegaram aos valores desejados: 65,764 milhões fixos, mais 10,256 em objetivos.
Leia Também: Pavlidis melhor que Gyokeres e Cristiano Ronaldo? Este estudo diz que sim