O jornal italiano Tuttosport divulgou, esta quinta-feira, os 25 finalistas na corrida tendo em vista a conquista do Golden Boy, troféu que entrega, anualmente, ao melhor jogador sub-21 a atuar no futebol europeu, sendo que o destaque vai para a inclusão de Geovany Quenda (do Sporting), Rodrigo Mora e Victor Froholdt (do FC Porto).
Lamine Yamal não está nomeado, uma vez que já arrecadou este galardão, no passado ano de 2024, e não pode voltar a fazê-lo, pelo que, na opinião de Patrick Vieira, antigo internacional francês e atual treinador do Genoa, o claro favorito dá pelo nome de Désiré Doué, jogador de apenas 20 anos de idade que vai dando nas vistas, ao serviço do Paris Saint-Germain.
"Désiré Doué é o melhor jovem jogador da Europa. Não só marcou na final da Liga dos Campeões, onde demonstrou todo o seu talento, como também evoluiu muito, no Rennes, e continua a evoluir, no PSG", começou por afirmar, numa extensa entrevista concedida ao portal gaulês Footmercato.
"Ele passou por um período difícil, mas trabalhou arduamente, e nunca desistiu. Lamine Yamal não pode estar nomeado, este ano, por isso, penso que Doué vai vencer. Ele é um jovem jogador, com muito talento. Um clube deve criar um bom ambiente para aprender, cometer erros e aprender com eles. Désiré Doué é o exemplo perfeito. penso que é o melhor dos melhores, em todo o mundo", acrescentou.
Um 'novo' PSG?
Além de Désiré Doué, também os companheiros de equipa Warren Zaire-Emery e Senny Mayulu estão na corrida a este prémio. Algo que, na perspetiva de Patrick Vieira, é um sinal claro da aposta que o Paris Saint-Germain tem vindo a levar a cabo, ao nível da formação, após uma era de investimento em 'superestrelas' como Lionel Messi ou Neymar.
"Há vários outros que treinaram lá ou que, infeliz ou felizmente para eles, não estão no PSG e estão, hoje em dia, a jogar em La Liga e na Serie A. Penso que o PSG também é um clube formador. Quando olhas para os jogadores que alinharam no Campeonato do Mundo de Clubes, reparas no talento e no trabalho que está a ser feito. Depois, chega um determinando momento no qual é importante que joguem, todos os fins de semana", refletiu.
Quenda já é do Chelsea e Rodrigo Mora foi 'distinguido' por Messi
Para trás, nas preferências de Patrick Vieira, ficou, por exemplo, Geovany Quenda, jogador de apenas 18 anos de idade que o Sporting já vendeu ao Chelsea, a troco de uma verba na ordem dos 50,777 milhões de euros (que pode ascender aos 52,135 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos), mas que manteve, por mais uma temporada, a título de empréstimo.
O mesmo se aplica a Rodrigo Mora, que, pese embora tenha perdido espaço no FC Porto, com a chegada do novo treinador, o italiano Francesco Farioli, foi, ainda recentemente, 'distinguido' por... Lionel Messi, que o apontou como um dos maiores talentos do futebol mundial, numa ação publicitária promovida pela marca de equipamentos desportivos Adidas.
Leia Também: Dois portistas e um sportinguista nos finalistas do prémio Golden Boy