Aos 18 anos de idade, Lamine Yamal é já unanimemente considerado um dos melhores jogadores do mundo. No entanto, as várias polémicas na qual o próprio se tem vindo a envolver, fora das quatro linhas, estão a começar a provocar uma sensação de mal-estar na direção do Barcelona, liderada por Joan Laporta.
De acordo com informações adiantadas, esta quinta-feira, pelo jornalista Manu Carreño, no programa 'El Larguero', emitido pela rádio espanhola Cadena SER, "há uma certa preocupação" no seio da estrutura blaugrana relativamente ao "dia a dia" da jovem promessa, face às notícias que se têm vindo a multiplicar.
"Não é alarmante, mas não lhes agrada algumas coisas que estão a passar-se com o jogador, ao longo dos últimos meses. Não lhes agrada o estilo de vida que o jogador está a levar", revelou. No entanto, o caso não fica por aqui, e até já ameaçou tomar outro tipo de proporções (desportivas).
Hansi Flick já ameaçou 'atirar' Lamine Yamal para o banco
O ponto mais alto deste desconforto surgiu na antecâmara do encontro 'cabeça de cartaz' da segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, disputado no passado dia 1 de outubro, no Estádio Olímpico Lluís Companys, do qual o Barcelona saiu derrotado pelo Paris Saint-Germain, por 1-2.
Lamine Yamal terá chegado atrasado a uma palestra, levando Hans-Dieter Flick a perder as estribeiras, ao ponto de ter ameaçado deixá-lo no banco, no embate com os campeões europeus em título, replicando um castigo que já aplicara a várias outras estrelas do plantel, como Raphinha, Jules Koundé ou Iñaki Peña.
Na altura, só a pronta intervenção do diretor desportivo, o antigo internacional português Deco, impediu males maiores: "Ele teve de mediar para que o Lamine pudesse jogar. Flick não viu com bons olhos esta desautorização, uma vez que considera que este castigo, se é para uns, deve ser para todos".
A verdade é que o avançado foi mesmo a jogo, ainda que não tenha conseguido fazer a diferença, muito por culpa do português Nuno Mendes, que o perseguiu, durante os 90 minutos. Senny Mayulu e Gonçalo Ramos marcaram os golos da vitória francesa, que surgiram em resposta ao golo inaugural, da autoria de Ferrán Torres.
Números 'assustam' (apesar das lesões)
A verdade é que, polémicas à parte, Lamine Yamal vai dando conta do recado, no que concerne ao jogo jogado propriamente dito. Só esta temporada, foi utilizado em cinco dos dez jogos oficiais disputados pelo Barcelona, em todas as competições, ao cabo dos quais somou dois golos e três assistências.
Isto, apesar de o arranque de 2025/26 estar a ser 'aos soluços', por culpa de problemas físicos. O avançado contraiu já duas pubalgias, que o afastaram das opções de Hans-Dieter Flick, nas cinco restantes partidas, e que chegaram mesmo a 'mexer' com os planos de Luis de La Fuente, na seleção espanhola.
A 'coqueluche' do país vizinho ficou de fora da mais recente lista de convocados, numa dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, que culminou com triunfos sobre Geórgia e Bulgária, por 2-0 e 4-0, respetivamente.
Leia Também: Zidane rendido a Vitinha e João Neves: "Nunca perdem a bola..."