A festa da terceira eliminatória da Taça de Portugal arranca esta sexta-feira e com um jogo grande em Trás-os-Montes. O Benfica vai até casa do Desportivo de Chaves, no encontro que marca a estreia dos encarnados na edição deste ano da prova rainha.
Os vice-campeões da última edição da Taça de Portugal, que foi ganha pelo Sporting, defrontam uma equipa que eliminou o Paredes na ronda anterior. Além disso, o conjunto flaviense está na quarta posição da II Liga e ainda não perdeu esta temporada, tal como os'encarnados a nível interno.
Apesar de nunca terem jogado no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, casa do clube transmontano, para a Taça de Portugal, as águias têm clara vantagem no confronto direto com o Desportivo de Chaves na competição, uma vez que venceram os três confrontos anteriores, com sete golos marcados e nenhum sofrido.
No cômputo geral, o histórico do confrontos mostra que a equipa de Chaves e equipa de Lisboa encontraram-se 39 vezes, com a turma de José Mourinho em vantagem: 31 vitórias, contrastando com os 4 triunfos da equipa de Filipe Martins.
O encontro desta sexta-feira entre o Desportivo de Chaves e o Benfica tem apito inicial apontado para as 19h30 (horário de Portugal Continental) e contará com arbitragem de David Silva, árbitro da Associação de Futebol do Porto.
Treinadores em discurso direto
Filipe Martins
Teste: "É um jogo importante para todos, para o clube e para a região. Será um teste para elevar os níveis de intensidade e de competitividade que tivemos até agora, contra uma excelente equipa e acho que temos tudo a ganhar, nada a perder. A responsabilidade e o favoritismo estão do lado do adversário, mas a ambição tem de estar toda do nosso lado."
Argumentos do rival: "Temos de ser muito competentes, a roçar quase a perfeição e esperar que o Benfica esteja um pouco desinspirado porque, claramente, a nível individual e coletivo tem mais argumentos do que nós, mas isto é um jogo, são onze contra onze e [na sexta-feira] vamos tentar ser muito competentes para discutir o jogo."
Eliminar o Benfica: "Para querermos criar a surpresa, primeiro de tudo, temos de ser muito competentes, porque só assim podemos disputar a eliminatória. Se estivermos no nosso máximo e o Benfica não estiver no seu, as nossas possibilidades podem ir crescendo [ao longo do jogo], mas quero estar muito focado naquilo que é o processo desta equipa: temos de desfrutar, de evoluir e, acima de tudo, dignificar o clube e a região que representamos. Se, no final, conseguirmos fazer uma surpresa, melhor ainda."
José Mourinho
Regresso à Taça de Portugal: Fui eliminado da Taça de Portugal com o União de Leiria. Nas duas épocas seguintes, fui a duas finais, perdi uma, ganhei outra. Gostaria de voltar. O Benfica tem uma história fantástica com a Taça de Portugal, tem uma taça a menos do que deveria ter. A época passada toda a gente sabe que o Benfica deveria ter ganho, mas não aconteceu por motivos estranhos, que não são a essência do jogo. O Benfica tem tradição de Taça. Fui ao Jamor inúmeras vezes ver e o Jamor ainda mexe comigo. Gostaria de jogar uma final da Taça de Portugal pelo Benfica. Hoje, a Taça de Portugal é mais importante que a Liga dos Campeões. No sábado, é a Liga dos Campeões."
O que esperar do jogo com o Chaves: "Típico jogo de Taça de Portugal, onde há uma equipa de uma divisão inferior, mas não de um futebol inferior. É uma das equipas mais fortes da II Liga. Se estivesse na I Liga, não seria seguramente diferente das equipas da segunda metade da tabela. É uma boa equipa, que irá exigir de nós seriedade, a começar por mim, que tenho de passar isso aos jogadores. Respeito pelo Benfica, pelos adeptos do Benfica, pela história da Taça de Portugal neste clube e pelo Chaves e seu treinador, que têm qualidade, não de II Liga. Se ganharmos, as coisas são vistas com naturalidade e se não ganharmos, as coisas não serão vistas com normalidade. Melhoramos com os jogos, já que não temos tempo para o fazer com treino e vamos fazer o mesmo amanhã. Vou mudar muito pouco."
Quem vai ocupar a baliza e problemas no ataque: "Samuel Soares joga amanhã, mas não se trata de uma competição para o Samu e outra para o Trubin, de todo. É uma decisão para este jogo, o Samuel é um ótimo guarda-redes, ainda não jogou comigo, mas fui na direção da estabilidade. Trabalha muito, merece jogar. Trubin jogou dois jogos nos últimos quinte dias, o Samuel não e temos total confiança nele. Vai jogar amanhã. Os dois últimos jogos, não marcámos, mas podíamos tê-lo feito. Não tivemos 10/20 oportunidades de golo, mas tivemos as suficientes em jogos de grande dimensão e para ganhar."
Últimos resultados
Chaves: V-E-V-V-V
Benfica: V-E-V-D-E
Últimos onzes
Chaves: Vozinha, Zach Muscat, Tiago Simões, Bruno Rodrigues, Tiago Almeida, Pedro Pinho, João Teixeira, David Kusso, Robyn Esajas, Roberto e Henrique Pereira.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Dodi Lukebakio e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Chaves: Roan Wilson, Pelágio, Reinaldo e Aarón Romero (lesionados).
Benfica: Manu Silva, Bruma, Nuno Félix e Alexander Bah (lesionados); Georgiy Sudakov (em dúvida); Gianluca Prestianni (seleção).
Leia Também: Polémica com arbitragem e ausência de Ríos. 'Mou' deixa elogios ao Chaves
Leia Também: "Roçar a perfeição e esperar que o Benfica esteja um pouco desinspirado"