O plantel principal do FC Porto deu, ao final da manhã desta quinta-feira, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal, no qual terá pela frente o Clube Desportivo Celoricense.
Uma sessão na qual Francesco Farioli teve motivos de sobra para sorrir, uma vez que voltou a poder contar com os internacionais Diogo Costa (Portugal), Jan Bednarek e Jakub Kiwior (Polónia), Dominik Prpic (Croácia sub-21), Pablo Rosario (República Dominicana), Victor Froholdt (Dinamarca), Martim Fernandes e Rodrigo Mora (sub-21 de Portugal), Samu Aghehowa (Espanha) e Deniz Gul (Turquia).
De fora das contas do treinador italiano continuam Zaidu Sanusi (Nigéria), Tomás Pérez (sub-20 da Argentina) e Stephen Eustáquio (Canadá), que permanecem ao serviço das respetivas seleções e apenas irão regressar ao Centro de Treinos Jorge Costa, no Olival, no decorrer dos próximos dias.
Destes, Tomás Pérez será o último de todos a aterrar em Portugal, uma vez que ainda irá disputar a final do Campeonato do Mundo de sub-20, perante Marrocos, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, pelas 00h00 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira.
O duelo entre o CD Celoricense e o FC Porto, por seu lado, está agendado para as 18h00 do próximo sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, sendo que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda não revelou qual é o juiz escolhido para o apitar.
Antes disso, o emblema azul e branco ainda tem mais uma ronda de treinos, no complexo do Olival, à porta fechada, pela manhã de sexta-feira. Mais tarde, às 17h00, Francesco Farioli irá falar aos jornalistas, em conferência de imprensa.
Duas 'dores de cabeça' no boletim clínico
Ausentes desta sessão de trabalhos estiveram, ainda, Nehuén Pérez e Luuk de Jong, que, de acordo com informações avançadas pelo próprio FC Porto, em forma de nota partilhada através das plataformas oficiais, limitaram-se a realizar "tratamento e trabalho de ginásio", à margem dos restantes companheiros de equipa.
O internacional argentino, recorde-se, foi recentemente submetido a uma intervenção cirúrgica tendo em vista a correção de uma rotura total do tendão de Aquiles, pelo que corre o risco de só voltar ao ativo na próxima temporada de 2026/27. Já o neerlandês, continua a recuperar de uma entorse no joelho esquerdo, pelo que, tal como foi adiantado pelo Desporto ao Minuto, a data de regresso aos relvados permanece uma incógnita.
O que vale este CD Celoricense?
Este, recorde-se, será o primeiro jogo do FC Porto na presente edição da Taça de Portugal. O CD Celoricense, por seu lado, teve de superar duas eliminatórias para chegar a esta fase, tendo deixado para trás o Celeirós (por 1-0) e o Mafra (por 1-0, já após prolongamento).
Já na Série A do Campeonato de Portugal, a formação orientada por Rafael Seixas mora na quinta posição, com nove pontos conquistados ao cabo de cinco jornadas, menos seis do que o líder, a Associação Desportiva Os Limianos.
Leia Também: Luuk de Jong é 'dor de cabeça' por resolver no FC Porto