O Paris Saint-Germain anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quinta-feira, que "o departamento médico decidiu prolongar o programa de recuperação de João Neves, de maneira a garantir uma completa recuperação tendo em vista o regresso à competição".
O internacional português é, desta maneira, baixa certa nos planos do treinador espanhol Luis Enrique para o encontro de abertura da oitava jornada da Ligue 1, que irá colocar, frente a frente, os campeões franceses em título e o Strasbourg, no Parque dos Príncipes, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira.
Resta, agora, saber se o jogador formado no Benfica irá receber 'luz verde' para voltar a treinar junto dos companheiros de equipa a tempo de participar no duelo da terceira ronda da fase de liga da Liga dos Campeões, perante o Bayer Leverkusen, que está agendado para as 20h00 da próxima terça-feira, na BayArena.
Afinal, o que se passa com João Neves?
João Neves, recorde-se, foi diagnosticado com uma lesão no tendão da coxa esquerda, depois de ter sido substituído, com queixas físicas, no passado dia 17 de setembro, no categórico triunfo conquistado pelo Paris Saint-Germain na receção à Atalanta, por 4-0, no arranque da fase de liga da Liga dos Campeões.
O internacional português foi aposta a titular por parte de Luis Enrique, mas acabou por ser substituído pelo compatriota Gonçalo Ramos (que acabaria por marcar o golo que selou o resultado final, já no período de compensação), à passagem dos 58 minutos.
Daí em diante, falhou as partidas entre os parisienses e o Marseille (derrota, por 1-0), o Auxerre (vitória, por 2-0), o Barcelona (triunfo, por 1-2) e Lille (empate a uma bola), este último, que antecedeu a pausa para compromissos internacionais.
Impacto (também) na seleção
O estado físico do médio de 21 anos de idade levou-o, inclusive, a ficar de fora da lista de convocados de Roberto Martínez para a dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, disputada no Estádio José Alvalade, na qual Portugal somou um triunfo (sobre a República da Irlanda, por 1-0) e um empate (com a Hungria, a duas bolas).
A esperança do selecionador nacional passa, de resto, por ver João Neves a recuperar a tempo para próxima interrupção para seleções, na qual a equipa das quinas terá pela frente a República da Irlanda (a 13 de novembro, no Aviva Stadium, em Dublin) e Arménia (a 16 de novembro, no Estádio do Dragão, no Porto), na tentativa de carimbar, de uma vez por todas, o passaporte para Estados Unidos da América, Canadá e México.
Resta referir que, no horizonte do ex-Benfica, está, ainda, uma deslocação... ao Estádio José Alvalade. Mais concretamente, a 20 de janeiro do próximo ano de 2026, para defrontar o Sporting, ao serviço do Paris Saint-Germain, num encontro enquadrado na sétima e penúltima jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Leia Também: "Mal seja possível vou buscar João Neves. É a reencarnação de Eusébio"