Batista terminou em uma hora, 45 minutos e 33 segundos, mais dois minutos e 39 segundos do que o vencedor, o britânico Oliver Conway, que conquistou uma vantagem decisiva na última prova, a corrida de 10 quilómetros.
O húngaro Márton Kropkó ficou em segundo lugar, a 39 segundos do vencedor, mas com 13 segundos de vantagem face ao italiano Euan de Nigro, que completou o pódio.
João Nuno Batista perseguia o primeiro pódio em sub-23, depois de ter sido duas vice-campeão do Mundo júnior em Quarteira, em 2021, durante a covid-19, e campeão posteriormente, em 2023, em Hamburgo, Alemanha.
A partir das 16:15 (06:15 em Lisboa), começa a prova de sub-23 feminina, em que irá participar a portuguesa Inês Rico.
Vasco Vilaça é a maior esperança portuguesa para hoje, dia de estreia dos Mundiais de triatlo em Wollongong.
Terceiro do ranking Mundial, Vasco Vilaça pode ainda chegar ao título, sabendo, de antemão, das dificuldades: precisa vencer e esperar que o líder do campeonato, o australiano Matthew Hauser, que tem dominado claramente a época, não atinja o pódio.
As finalíssimas das elites, que valem o dobro dos pontos, são as únicas competições a decidir-se por ranking, enquanto nos sub-23, juniores e paratriatlo os pódios traduzem diretamente o desempenho em prova.
Campeão do Mundo júnior em 2017 e sub-23 em 2021, o australiano Matthew Hauser tem dominado a época, vencendo três das cinco etapas disputadas até agora, apresentando-se com 3.000 pontos.
Ainda com hipótese de ganhar, o brasileiro Miguel Hidalgo chega com dois pódios nas derradeiras etapas e um acumulado de 2.780 pontos, apenas mais cinco do que Vasco Vilaça, vice-campeão do Mundo em 2020, e que soma três segundos lugares este ano.
Ricardo Batista, sexto em Paris2024, surge na 11.ª posição, com 1.670 pontos, enquanto Miguel Tiago Silva é 34.º, com 906.
No evento feminino, compete Maria Tomé, 11.ª em Paris, que segue em 19.º do ranking, com 1.354 pontos, distante da dupla que lidera ex-aequo, a francesa Cassandre Beaugrand e a britânica Beth Potter, ambas com 2.925.
No paratriatlo, Filipe Marques tem também aspirações a medalha, depois de ter sido quarto nos Jogos Paralímpicos Paris2024.