Final de noite triste para a segunda equipa portuguesa na Taça Europa feminina. Depois do Sporting ter eliminado as suecas do Rosengard na noite desta quarta-feira, o Sporting de Braga falhou o acesso aos oitavos de final da competição. As minhotas chegaram a estar duas vezes na frente do marcador, mas caíram com uma derrota no prolongamento (2-3).
Depois do empate na semana passagem na Bélgica nesta nova competição feminina de clubes da UEFA, as minhotas recebiam no Estádio Amélia Morais o rival belga em busca da passagem para a próxima fase da Taça Europa.
Mas a missão foi complicada para as portuguesas. A primeira parte foi de maior domínio do Anderlecht, com um Sporting de Braga a apresentar várias dificuldades na construção ofensiva. Apesar disso, o conjunto da casa foi o primeiro a abrir o marcador aos 17 minutos. Malu Schmidt não perdoou o erro da defesa belga e marcou de penálti.
A partir daí, a formação forasteira permaneceu a dominar e acabou mesmo a chegar ao golo do empate aos 41 minutos. Luna Vanzeir apareceu sozinha entre centrais para desviar para o tempo do empate do Anderlecht.
Depois de tudo igualado ao final dos primeiros 45 minutos de jogo, a mesma igualdade prolongou-se pela segunda parte e a resolução da partida teve de ficar para os 30 minutos adicionais de prolongamento.
Foi já no tempo extra que o Sporting de Braga voltou a saltar para a frente do marcador aos 95 minutos. Após uma bela jogada individual de Malu Schmidt, que seguiu pela zona interior, a avançada deixou a bola na esquerda onde Cris Vieira surgiu a rematar para golo.
Aos 100 minutos Maria Alagoa cabeceou ao lado. O Anderlecht deu um sinal de perigo com um cabeceamento de Mickaella Cardia para defesa de Patrícia Morais aos 101 minutos. Mas a internacional por Portugal não evitou o empate aos 105+2'. Laura Deloose apareceu a cruzar para Amélie Delabre, ao segundo poste, assinar o empate.
Já na segunda parte deste tempo de prolongamento, o Sporting de Braga poderia mesmo voltar a ter estado em vantagem. Aos 108 minutos, Maria Alagoa ultrapassou a guarda-redes do Anderlecht, cruzou a bola e Malu Schmidt não conseguiu o desvio para a baliza. Do outro lado, Amérie Delabre atirou à barra da baliza de Patrícia Morais.
Contra todas as expectativas, já que se antevia uma ida ao desempate através da marcação de grandes penalidades, o Sporting de Braga acabou por morrer na praia. Uma falha de comunicação e uma má abordagem de Patrícia Morais deitou tudo a perder, com o cruzamento da esquerda de Amélie Delabre a entrar diretamente na baliza minhota.
Leia Também: Sporting de Braga empata no reduto do Anderlecht para a Taça Europa
Leia Também: Sporting empata na Suécia e segue para os 'oitavos' da Taça Europa