Foi um jogo de loucos que encerrou esta quarta-feira a primeira jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. O campeão em título FC Porto recebeu e venceu o Óquei de Barcelos, por 5-3, e colocou-se no grupo de líderes da competição.
Depois da derrota na Supertaça, com o Sporting, os azuis e brancos entraram com o pé direito no campeonato e alcançaram uma importante vitória diante do campeão europeu em título.
Num primeiro tempo animado, Carlo di Benedetto (4') inaugurou o marcador após um bom passe de Pol Manrubia. Os minhotos reagiram e Tato Ferruccio (15') igualou as contas, num belo golo. Mas o FC Porto acabaria por seguir em vantagem para o intervalo graças ao bis de Di Benedetto (22') e Hélder Nunes (25').
Na segunda parte, o OC Barcelos esboçou uma reação. Miguel Rocha relançou a discussão pelo resultado com um remate certeiro aos 26 minutos, mas foi por pouco tempo. Carlo di Benedetto chegou ao hattrick (32') e repôs a vantagem de dois golos ao FC Porto. Logo de seguida, Vierinha (38') reduziu para os minhotos e proporcionou uma reta final intensa
Foi nesta luta entre o FC Porto marcar o quinto golo e o conjunto de Barcelos o quarto que Di Benedetto (50') selou o triunfo final da formação orientada por Paulo Freitas.
Sporting surpreendido em casa pela Sanjoanense
Na noite de terça-feira, a Sanjoanense foi até ao Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e alcançou um empate diante do Sporting, por 2-2, em jogo válido para a jornada inaugural do campeonato nacional de hóquei em patins.
Dias depois de vencer o Barcelona na Argentina para sagrar-se campeão mundial de hóquei em patins, os leões iniciavam a temporada a nível interno e logo diante de uma equipa que deu água pela barba aos adversários na temporada transata e até garantiu o acesso às provas europeias.
Depois de 45 minutos sem golos no João Rocha, o primeiro da partida surgiu em cima do minuto 27. Com alguma sorte à mistura, Rafa Bessa, que tentou fazer um passe a meia altura para a área, viu a bola desviar em Hugo Santos e trair Juan Manuel Carrión
No entanto, a reposta da Sanjoanense e o empate surgiu logo depois. Hugo Santos recuperou o esférico e aproveitou o campo aberto para rematar rasteiro e enganar Xano Edo aos 28 minutos. Nolito Romero poderia ter recolocado os leões na frente nos instantes que se seguiram, mas perdeu o controlo do esférico num livre direto. Quem não desaproveitou uma ocasião foi Hugo Santos que enganou Xano Endo na mesma bola parada (38 minutos).
Com a vantagem do lado da Sanjoanense, do outro lado apareceu um Juan Manuel Carrión que brilhou entre os postes. O guarda-redes argentino defendeu o possível e impossível para travar o empate, mas não impediu nova igualdade a dois minutos do fim. Nolito Romero rematou de zona central e a bola acabou por se aninhar no fundo das redes.
Benfica e HC Braga vencem no arranque do campeonato
A jornada inaugural do campeonato nacional de hóquei em patins arrancou este domingo, ficando marcada pela goleada do Benfica frente ao HC Turquel (5-0). Antes disso, o HC Braga aplicou uma goleada no terreno da Juventude Pacense (1-7), num dia em que o Sporting de Tomar derrotou o CD Póvoa, por 2-0, a Oliveirense caiu aos pés da AD Valongo (1-3) e o Riba D'Ave 'suou' para bater o CH Carvalhos, por 2-1.
Leia Também: Choque total. Campeão mundial Sporting com entrada em falso no campeonato