Foi uma entrada vitoriosa do Sporting nas competições europeias de basquetebol na presente temporada. Após a derrota pesada diante do Benfica no Pavilhão João Rocha, os leões viram atenções para a FIBA Europe Cup e venceram, esta quarta-feira, na receção aos italianos do Dinamo Sassari, por 80-77, em jogo da primeira jornada do grupo G da prova.
Depois da copiosa derrota no campeonato no fim de semana, a formação orientada por Luís Magalhães procurava esquecer o desaire diante do rival e vencer no regresso às competições europeias. As coisas não correram nada bem aos verde e brancos até ao final do terceiro parcial, mas tudo mudou no último set.
A partida até começou melhor para o conjunto da casa. O primeiro período terminou com um triunfo dos verde e brancos por 21-20. A boa resposta leonina continuou e o Sporting acabou por ampliar as contas, indo para o intervalo a vencer por 47-34.
No entanto, na segunda parte, o jogo virou. O domínio italiano veio ao de cima, com destaque para uma forte reação por parte do Dinamo Sassari. A formação italiana terminou o terceiro período com um parcial de 53-64, que permitiu à equipa de Itália recuperar a desvantagem com que tinha saído para o intervalo. Foi no quarto período que tudo se decidiu, e apenas nos últimos segundos de jogo foi encontrado o vencedor da partida.
O desenrolar dos últimos dez minutos da partida davam a entender que o Sporting iria mesmo perder na FIBA Europa Cup. Ainda assim, uma reação enérgica na reta final do último período culminou com a vitória dos verde e brancos por 80-77.
Feitas as contas, o Sporting apanha o Rasta Vechta na liderança do grupo G com dois pontos, sendo que os alemães são os próximos adversários do emblema verde e branco. Seguem-se o CS Vâlcea 1924 e o Dinamo Sassari.
#BasquetebolSCP | ⏹ FOI NA RAÇA!! 🦁 Vitória dos Leões na #FIBAEuropeCup
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) October 15, 2025
🟢 80-77 // #SCPDS pic.twitter.com/t9Ltwn26B2
FC Porto também venceu nas provas europeias
Na noite de terça-feira, a equipa de basquetebol do FC Porto estreou-se na FIBA Europe Cup com uma vitória no último segundo frente aos belgas do Antwerp Giants (80-79). Uma vitória que deixou os azuis e brancos na liderança do Grupo B em igualdade pontual com os alemães do Rostock Seawolves, que também venceram os estónios do Tartu Ulikool na ronda inaugural da fase de grupos.
Na ressaca de um desaire para o campeonato e sem poderem contar com Axel Toupane, Tanner Omlid e Gonçalo Delgado, todos lesionados, os comandados de Fernando Sá mostraram a sua qualidade no Dragão Arena. O primeiro período ficou 18-9, enquanto o segundo terminou com 19-17, a favor dos portistas.
O descanso fez bem aos belgas e estes terminaram o terceiro período na liderança do jogo (57-58). Foi no quarto período que tudo se decidiu, e apenas nos últimos segundos de jogo foi encontrado o vencedor da partida. Wes Washpun foi o herói e selou o resultado a favor dos dragões a apenas 0,8 segundos do fim.
O próximo jogo dos portistas nesta competição é contra a formação do Tartu Ulikoo, da Estónia, a 22 de outubro.
Leia Também: Benfica 'esmaga' Sporting no Pavilhão João Rocha e salta para o trono