Na sétima bateria dos oitavos de final, a olímpica lusa superou a norte-americana Alyssa Spencer, ex-top mundial, com 10,73 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,33 e 4,40), contra os 10,14 (5,37 e 4,77) da adversária.
Na próxima fase, 'Yoyo', que ocupa o segundo lugar do ranking das CS (circuito de acesso à elite mundial), vai defrontar a australiana Ellie Harrison e, caso vença, garante automaticamente um lugar no Championship Tour (CT) de 2026, tornando-se a primeira mulher portuguesa a conseguir tal feito.
Nos homens, Portugal já contou no passado com dois atletas (Tiago Pires e Frederico Morais) a correrem o circuito principal da WSL.
De resto, a surfista algarvia é a última representante portuguesa na prova brasileira, depois de Francisca Veselko e Teresa Bonvalot terem sido eliminadas, tal como Frederico Morais e Afonso Antunes, no quadro masculino.
O Saquarema Pro, na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, Brasil, é a quinta e penúltima etapa das CS, que oferece as vagas de acesso para o Championship Tour (CT) de 2026, 10 para a competição masculina, e sete para a feminina, e o período de espera decorre até 19 de outubro.
Leia Também: Surfista portuguesa Yolanda Hopkins fecha Ericeira Pro no terceiro lugar