Procurar

Troca de Alberto Costa por João Mário começa a gerar dúvidas na Juventus

Internacional português tarda em se afirmar em Turim, ao passo que o ex-Vitória SC 'voa' no Dragão, sendo peça essencial para Francesco Farioli. Jornal italiano Gazzetta dello Sport compara os números e já fala em... arrependimento.

Troca de Alberto Costa por João Mário começa a gerar dúvidas na Juventus

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
15/10/2025 11:25 ‧ há 3 horas por Francisco Amaral Santos

Desporto

FC Porto

Num negócio que envolve uma troca direta a possibilidade de uma das partes ficar mais satisfeita do que a outra é bastante elevada. No futebol não é diferente. Ora, no último verão Juventus e FC Porto acordaram as transferências de João Mário e Alberto Costa e por esta altura o arrependimento parece começar a chegar... a Turim. É esse o cenário levantado pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport esta quarta-feira. 

 

Ponto prévio: os negócios por João Mário e Alberto Costa foram feitos de forma separada. No entanto, a troca entre os clubes foi clara, uma vez que tratam de dois jogadores que ocupam precisamente a mesma posição de lateral direito. 

As duas transferências aconteceram no verão e já se fazem os primeiros balanços. Os números são categóricos e o jornal italiano até fala em "sismo". 

"Embora seja cedo para falar em arrependimento, os adeptos da Juventus certamente estarão a perguntar o que teria acontecido se Alberto Costa tivesse permanecido na Juventus", pode ler-se na Gazzetta dello Sport que compara, posteriormente, a situação distinta dos dois jogadores. 

Afinal de contas, Alberto Costa vai 'voando' com a camisola do FC Porto, sendo competente na hora de defender e altamente útil no momento ofensivo. Cinco assistências em sete jogos não deixam margem para dúvidas, sendo que este número até poderia ser mais elevado não fosse uma lesão sofrida em setembro. 

Em sentido inverso, João Mário tarda em se afirmar nas opções de Igor Tudor e apenas foi titular em dois dos sete jogos que contabiliza com a camisola da Juventus. O internacional luso de 25 anos conta uma só assistência, assinada na receção ao Borussia Dortmund (4-4). 

No entanto, o treinador croata já deu sinais de que não confia totalmente nas capacidades do lateral formado no FC Porto e até tem adaptado Kalulu ou McKennie ao lugar, ao invés de João Mário. 

Os valores dos negócios

A época ainda é longa e há muitos jogos pela frente, sendo demasiado cedo para que se tirem conclusões, mas vale a pena recordar os valores dos negócios entre Juventus e FC Porto, que também fecharam a transferência de Francisco Conceição. 

A 24 de julho deste ano, o FC Porto anunciava a compra de Alberto Costa por um valor fixo de 15 milhões de euros, com mais um milhão a poder ser encaixado pela Juventus mediante a concretização de determinados objetivos.

No mesmo dia, o clube azul e branco também informava os adeptos sobre a saída de João Mário a "título definitivo" pelo valor total de 12 milhões de euros. 

"Este acordo prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador", podia ler-se na nota oficial da direção liderada por André Villas-Boas. 

Alberto Costa espreita seleção 

O bom momento de Alberto Costa no FC Porto não tem passado despercebido e o selecionador nacional Roberto Martínez já confirmou ter o nome do lateral de 22 anos na sua agenda, lembrando, no entanto, que a concorrência é grande. 

João Cancelo, atualmente lesionado, Nélson Semedo e Diogo Dalot (que pode jogar tanto à esquerda como à direita) estão, para já, à frente do número 20 do FC Porto. 

Leia Também: Alberto Costa preterido por Nuno Tavares na seleção: "Não é um desgosto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si