O futuro de Casemiro continua rodeado de incertezas. O internacional brasileiro de 33 anos termina contrato com o Manchester United no final da temporada, mas até poderá continuar em Old Trafford se aceder às condições impostas pelos red devils.
Segundo revelou a ESPN, na terça-feira, Casemiro já foi informado que para continuar a vestir a camisola do United terá de aceitar um corte no salário.
O contrato atual até inclui uma cláusula de renovação por mais um ano, mas se a mesma for acionada, o ex-FC Porto terá de continuar a receber o mesmo salário.
Sendo um dos jogadores mais bem pagos do atual plantel, e devido à delicada situação financeira do clube, a direção do Manchester United tem adotado várias medidas para reduzir custos e uma delas passa por reduzir a folha salarial. Jogadores como David De Gea, Raphaël Varane e Marcus Rashford são alguns exemplos, mas há outros, ainda no plantel, como Harry Maguire, que também serão desafiados a baixar o salário ou a deixar o clube num futuro próximo.
Casemiro conquistou Amorim
A chegada de Ruben Amorim ao comando técnico do Manchester United, há quase um ano, até retirou, numa primeira fase, protagonismo a Casemiro. No entanto, em virtude do elevado número de jogos da época passada, o treinador português foi utilizando, a espaços, o médio defensivo brasileiro, e acabaria mesmo por "mudar de ideias", tal como admitiu publicamente.
"Tudo pode acontecer. Penso que o Casemiro é o melhor exemplo. Era um jogador que não estava a jogar e depois vocês viram que ele tem feito parte dos últimos jogos e tem estado bem. Está a jogar sempre", começava por dizer Ruben Amorim, em abril deste ano, em conferência de imprensa.
"Não sou aquele tipo de treinador... Eu gosto de mudar de ideias. Se eles [jogadores] me fizerem mudar de ideias, eu fico muito feliz com isso. Só quero colocar os melhores jogadores na nossa equipa", afirmava o treinador português.
Desde então, Casemiro tem sido quase sempre titular no Manchester United e nesta temporada, com menos jogos, o nome do jogador de 33 anos tem sido figura constante no onze de Ruben Amorim.
Dos oito jogos realizados pelos red devils em 2025/26, Casemiro apenas não participou em dois, um deles por ter visto o cartão vermelho diante do Chelsea e outro por opção técnica de Amorim, frente ao Grimsby Town, na estrondosa eliminação na Taça de Inglaterra.
Arábia Saudita à espreita
Para já vai manter-se o impasse em torno do futuro de Casemiro, sendo que em cima da mesa também poderá estar um regresso ao Brasil e ao São Paulo, onde foi formado e deu o salto para a equipa principal antes de ser contratado pelo Real Madrid.
Também na Arábia Saudita há clubes interessados no jogador que fez uma breve passagem por Portugal, em 2014/15, com a camisola do FC Porto.
A ESPN explica, no entanto, que a família de Casemiro sente-se totalmente adaptada à realidade inglesa. Nesse sentido, o internacional canarinho poderá estar inclinado em avançar para uma quinta temporada ao serviço do Manchester United, depois de ter custado 70 milhões de euros no verão de 2022.
Leia Também: Ruben Amorim anuncia várias baixas para a visita do United ao Brentford