Aí está mais uma seleção apurada para o Campeonato do Mundo de 2026. Inglaterra fez subir, esta terça-feira, o número de seleções qualificadas para a prova, que terá lugar no Canadá, Estados Unidos da América e México no verão do próximo ano, ao vencer na visita à Letónia, por 0-5, em jogo da jornada 8 do grupo K deste apuramento europeu.
Depois de cinco jogos seguidos a vencer, os eleitos de Thomas Tuchel iniciaram nova caminhada vitoriosa com um golo de Anthony Gordon aos 26 minutos.
Até ao tempo de intervalo, o avançado Harry Kane foi o goleador dos ingleses com um bis. O dianteiro do Bayern Munique assinou o 0-2 aos 44 minutos, antes de bisar nos descontos de penálti (45+4').
Com as incidências do jogo mais do que controladas, os ingleses baixaram o ritmo. Ainda assim, a goleada chegou graças a um autogolo de Maksims Tonisevs (59'). Eberechi Eze fechou a contagem com um remate certeiro aos 86 minutos.
No outro jogo do grupo K disputado esta terça-feira, a Sérvia teve de dar a volta para vencer em Andorra, por 1-3. A formação da casa colocou-se a vencer com um remate certeiro de Guillaume Lopez aos 17 minutos, mas um autogolo de Christian Garcia aos 19 minutos.
A precisar de correr atrás do prejuízo para sonhar com o acesso ao playoff, a Sérvia selou a conquista dos três pontos graças a um golo de Dusan Vlahovic à passagem do minuto 54, e ainda a um outro de Aleksandar Mitrovic que marcou de penálti aos 77 minutos.
Contas feitas, Inglaterra segue na liderança com 18 pontos e garante desde já a presença no Mundial'2026. A Albânia, que é segunda com 11 pontos, e a Sérvia, terceira com dez pontos, vão discutir a ida ao playoff em novembro. Letónia e Andorra já estão fora da corrida.
Com a qualificação de Inglaterra, a primeira nação europeia a assegurar a presença na 23.ª edição do Campeonato do Mundo, selou a 17.ª presença em fases finais de Mundiais, a oitava seguida.
Goleada turca e Samu titular em Espanha
No grupo E, a Turquia goleou na receção à Geórgia, por 4-1, num jogo em que o sportinguista Giorgi Kochorashvili atuou desde início - Deniz Gul não esteve na ficha de jogo. Numa etapa inicial de sentido único no Kocaeli Stadyumu, os turcos foram para o intervalo a vencer com três golos sem resposta.
Kenan Yildiz abriu a contagem aos 14 minutos, antes do ex-Sporting Merih Demiral ampliar a vantagem à passagem do minuto 22. Yunus Akgun, do Galatasaray, assinou o 3-0 em cima do minuto 35, um tento que antecedeu o bis de Demiral aos 52 minutos.
Já sem capacidade de resposta, a Geórgia anotou o tento de honra aos 65 minutos, graças a um remate certeiro de Giorgi Kochorashvili.
Ainda dentro deste grupo E, mas em Valladolid, a Espanha venceu de forma categórica a Bulgária, por 4-0, num duelo em que o portista Samu foi opção no onze inicial escalado pelo selecionador Luis de la Fuente.
Mikel Merino foi o homem do jogo deste encontro, com dois golos aos 35 e 57 minutos. O autogolo de Atanas Chernev, do Estrela da Amadora, ampliou a contagem ao minuto 79. O último tento da partida foi da autoria de Mikel Oyarzabal num penálti aos 90+2'.
No que diz respeito à classificação, Espanha segue na liderança com 12 pontos, mais três do que a segunda classificada Turquia. Espanhóis e turcos vão decidir o lugar de apuramento direto em novembro. Geórgia é terceira com três pontos e ainda tem uma ténue esperança de se apurar para o Mundial'2026. A Bulgária está fora destas contas.
Itália vence Israel em jogo marcado por confusão
Em Itália, a Squadra Azzura recebeu e venceu Israel, por 2-0, em jogo da jornada 8 do grupo I deste apuramento. Um duelo que não decorreu em condições fáceis fora do estádio.
Os ânimos exaltaram-se nas imediações do Estádio Friuli, em Udine, onde aconteceu esta partida. A receção à seleção de Israel motivou protestos por movimentos pró-Palestina. Alguns manifestantes levantaram barricadas para atacar os veículos blindados das forças de segurança, que responderam com lançamentos de gás lacrimogéneo e canhões de água.
Já dentro do estádio, houve apenas dois golos e pouca afluência como forma de protesto dos adeptos italianos. Mateo Retegui foi o goleador de serviço dos transalpinos. Abriu as contas nos descontos da primeira parte (45+2') na cobrança de uma grande penalidade, antes de bisar aos 74 minutos.
No cômputo geral, a Noruega lidera o grupo I com 18 pontos, mais três do que Itália que é a segunda colocada. Israel é terceira com nove e perdeu a hipótese de se apurar para a prova. Estónia e Moldávia também já não podem ir ao Mundial'2026.
Leia Também: 'Papa-recordes'. Cristiano Ronaldo marcou por Portugal e fez história