A etapa inaugural do Tour de Guangxi, na China, teve um desfecho dramático para o ciclista português Rui Oliveira, da UAE Team Emirates. O campeão olímpico em Paris'2024 foi esta terça-feira apanhado numa queda, já perto da meta, e não ficou nas melhores condições.
Nos quilómetros decisivos, Ivo Oliveira, também ele da UAE Team Emirates, iniciou o ataque, levando na roda o irmão Rui Oliveira. O movimento provocou uma reação dos representantes das outras equipas e a consequente queda de Rui.
A queda começou com um possível toque nas rodas da bicicleta de Rui Oliveira, que foi o primeiro a cair, no lado esquerdo do grupo, mas o impacto espalhou-se por toda a extensão da estrada.
Após o incidente, a UAE Team Emirates, a equipa do português, revelou, no entanto, que o ciclista conseguiu terminar a tirada. Rui Oliveira foi visto por um médico. De acordo com a nota divulgada, o ciclista sofreu "múltiplas escoriações no lado esquerdo e nas costas".
Unfortunately @roliveira57 was involved in the mass crash in the closing metres of stage 1, escaping with multiple abrasions on the left side and back 🇨🇳 #TOG2025
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) October 14, 2025
Thankfully he finished the stage and having being checked over by the team doctor will be fit to start tomorrow … pic.twitter.com/ZruXSwjnYH
Apesar dos ferimentos, a equipa médica confirmou que Rui Oliveira está em condições para alinhar na quarta-feira na partida para a segunda etapa da prova chinesa.
Depois de conhecido o veredito médico, Rui Oliveira recorreu às redes sociais para mostrar o estado em que ficou o seu corpo na sequência desta queda.
"O alcatrão da China é duro também. Confirmo", escreveu o ciclista português, bem-disposto, na secção das stories da rede social Instagram.
O estado em que ficou o corpo de Rui Oliveira© Instagram Rui Oliveira
Leia Também: Elia Viviani coloca um ponto final na carreira no ciclismo