Procurar

CD da FPF abre processos disciplinares a FC Porto, Villas-Boas e Pavlidis

Processo disciplinar contra o clube azul e branco está relacionado com uma queixa apresentada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), a propósito de críticas ao árbitro Vítor Ferreira.

CD da FPF abre processos disciplinares a FC Porto, Villas-Boas e Pavlidis

© Reuters

Rodrigo Querido
13/10/2025 18:18 ‧ há 6 horas por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta segunda-feira, em formato de comunicado emitido através das suas plataformas oficiais, a instauração de processos disciplinares a FC Porto, a André Villas-Boas e a Vangelis Pavlidis.

 

Desconstruindo estes três processos disciplinares, o primeiro foi aberto na sequência de uma participação da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) que resultou das críticas feitas pelo clube azul e branco à arbitragem de Vítor Ferreira no FC Porto B-Torreense (2-3), da sétima jornada da II Liga.

"O árbitro Vítor Ferreira continua a demonstrar por que razão foi o último classificado do ranking há duas épocas e por que motivos a despromoção à segunda categoria ainda é insuficiente dada a falta de competência para apitar qualquer encontro de uma liga profissional", podia ler-se na crónica do jogo publicada no site oficial do FC Porto, que prossegue com mais críticas. 

"Este domingo de manhã, no Olival, o juiz da AF Braga assinalou dois penáltis insólitos a favor do Torreense, sonegou outro ao FC Porto B e transformou uma vantagem de 2-0 num desaire por 2-3 (...) O Torreense fez três mexidas ao intervalo, mas o grande trunfo não veio de Torres Vedras - veio de Barcelos. Na sequência de um lance inócuo entre Gabriel Brás e André Simões, o juiz barcelense apontou de imediato para a marca de grande penalidade e Manuel Pozo aproveitou a benesse para reduzir a desvantagem (2-1)", vincaram os azuis e brancos, antes de deixarem mais farpas ao árbitro.

"Quatro minutos depois de os visitantes reporem a igualdade (2-2), Vítor Ferreira descobriu uma infração de Diogo Fernandes sobre Seydi e ofereceu mais um penálti ao Torreense, que não desperdiçou a oportunidade de dar a volta ao marcador (2-3).  Já dentro do tempo de compensação, um defesa forasteiro cortou a bola com o braço dentro da área e o árbitro tornou a mandar seguir. Novamente chamado pelo VAR, Vítor Ferreira optou por ignorar as imagens que lhe foram mostradas e recusou assinalar a devida grande penalidade. Resta agora aguardar pela nota que o Conselho de Arbitragem dará a esta inqualificável exibição de Vítor Ferreira", concluiu, na altura, o emblema azul e branco.

Villas-Boas 'aquece' Clássico com o Benfica e aponta agressão de Pavlidis

Villas-Boas 'aquece' Clássico com o Benfica e aponta agressão de Pavlidis

Presidente do FC Porto garantiu ainda ter ficado por marcar uma grande penalidade por falta de António Silva sobre Deniz Gul no Clássico do passado domingo no Estádio do Dragão.

Rodrigo Querido | 20:17 - 07/10/2025

Palavras de Villas-Boas e alegada falta de Pavlidis

O segundo processo disciplinar está relacionado com declarações do presidente dos dragões, André Villas-Boas, na gala Portugal Football Globes, nas quais o líder dos portistas alegou envolvimento dos rivais nas nomeações de árbitros. As declarações motivaram uma participação por parte do Sporting.

Por fim, o terceiro e último processo disciplinar aberto pelo Conselho de Disciplina foi direcionado a Vangelis Pavlidis, devido à cotovelada sobre Gabri Veiga no primeiro minuto do Clássico no Estádio do Dragão. A queixa foi apresentada pelo FC Porto.

Leia Também: Villas-Boas 'aquece' Clássico com o Benfica e aponta agressão de Pavlidis

Leia Também: FC Porto 'arrasa' árbitro após derrota da equipa B: "Penáltis insólitos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si