O FC Porto deu seguimento, esta segunda-feira, à preparação para o embate contra o CD Celoricense, para a Taça de Portugal, e agendado para sábado, com nova sessão de trabalho no Olival e muitas... novidades.
Para colmatar as ausências dos jogadores que se encontram ao serviço das respetivas seleções, o treinador Francesco Farioli teve de se socorrer novamente da equipa B e chamou vários jovens.
Gabriel Brás, Luís Gomes, António Ribeiro, Kaio Henrique, Domingos Andrade, Tiago Silva, João Teixeira, André Oliveira, Kauê Rodrigues, Ángel Alarcón e Leonardo Vonić, bem como Salvador Gomes, este último da equipa de juniores, trabalharam junto da equipa principal sob o olhar atento do técnico italiano.
Em sentido inverso, Diogo Costa (Portugal), Samu (Espanha), Jan Bednarek e Jakub Kiwior (Polónia), Victor Froholdt (Dinamarca), Deniz Gül (Turquia), Zaidu (Nigéria), Eustáquio (Canadá), Pablo Rosario (República Dominicana), Martim Fernandes e Rodrigo Mora (Portugal sub-21), Dominik Prpić (Croácia sub-21) e Tomás Pérez (Argentina sub-20) estiveram ausentes por conta dos compromissos internacionais.
Dois nomes no boletim clínico
Arredados das escolhas de Farioli também continuam os nomes de Nehuén Pérez e de Luuk de Jong. Ambos continuam regime de tratamento e trabalho de ginásio, permanecendo inscritos no boletim clínico, sendo que o internacional neerlandês está mais perto da recuperação.
O ex-PSV lesionou-se na última pausa, em setembro, num jogo-treino, e desde então tem estado de fora das opções do FC Porto, mas deverá regressar já neste mês de outubro.
Por seu turno, o defesa argentino enfrenta uma paragem bem mais longa depois de uma grave lesão que o levou para a mesa das operações. No passado dia 14 de setembro, Nehuén foi operado com sucesso depois de confirmada a rotura total do tendão de Aquiles, contraída na véspera no duelo frente ao Nacional e após ter estado apenas cinco minutos em campo.
O defesa argentino de 25 anos não deve jogar mais na presente temporada, voltando a ser opção apenas na próxima época.
Dia especial na terça-feira
Amanhã, terça-feira, será um dia especial no FC Porto, com a formalização do nome Centro de Treinos e Formação Desportiva (CTFD) Jorge Costa, precisamente no dia em que a lenda portista faria 54 anos.
A cerimónia, agendada para as 12h30 no Olival, vai contar com a presença do líder máximo portista André Villas-Boas, bem como representantes da Câmara Municipal de Gaia e da família do antigo diretor para o futebol profissional do FC Porto.
Recorde-se que Jorge Costa morrera a 5 de agosto, depois de sofrer uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos. O mítico central do FC Porto, que vestiu a camisola dos azuis e brancos durante 13 épocas, havia regressado ao clube pela mão de André Villas-Boas, em abril de 2024, aquando a sua eleição, que vencera o histórico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Desde então, o FC Porto tem feito as mais diversas homenagens ao eterno 'Bicho', com o Centro de Treinos a ganhar o nome de Jorge Costa.
Leia Também: Quem são os 'miúdos' pedidos por Farioli? FC Porto cresce em toda a linha