Procurar

As contas de Portugal para garantir o Mundial'2026 já na terça-feira

Portugal pode na terça-feira garantir a nona presença, sétima seguida, em Campeonatos do Mundo de futebol, caso vença na receção à Hungria e a Irlanda impeça em Dublin um triunfo da Arménia, na quarta jornada do Grupo F.

As contas de Portugal para garantir o Mundial'2026 já na terça-feira

© Getty Images

Lusa
12/10/2025 11:13 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

FIFA

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, a seleção nacional tem a possibilidade de fazer a festa do apuramento mais rápido de sempre, neste caso para o Mundial2026, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canadá e México, mas primeiro tem de voltar a bater a Hungria, tal como fez em setembro, mas em Budapeste (3-2).

 

Para nesse dia o 'visto' ficar garantido e assegurado para o próximo Campeonato do Mundo, a equipa das 'quinas' tem igualmente de torcer pela Irlanda, que recebe a Arménia, adversário que em setembro surpreendeu os irlandeses com um triunfo por 2-1 em Erevan.

Em termos teóricos e históricos, Portugal tem tudo para assegurar já a qualificação, primeiro porque defronta em casa uma Hungria que perdeu nas três vezes, e sempre por 3-0, que viajou para solo luso em jogos oficiais e também porque a Irlanda, mesmo não tendo o poderio do passado, é sempre favorita quando recebe a Arménia em Dublin.

Por isso mesmo, tudo aponta que o espanhol Roberto Martinez vai tornar-se no oitavo treinador da história a apurar Portugal para um Mundial, terceiro estrangeiro, juntando-se aos brasileiros Otto Glória (Mundial1966) e Luís Felipe Scolari (Mundial2006).

Além da qualificação, um triunfo sobre os húngaros iguala o melhor arranque de sempre de Portugal numa fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, com quatro vitórias seguidas, algo que pertence aos 'magriços' de 1966, na altura liderados pelo mítico Eusébio, que assim o fizeram para chegar ao Mundial de Inglaterra, em que acabaram na terceira posição, até hoje a melhor campanha lusa de sempre.

No arranque da qualificação para o Mundial2026, em setembro, Portugal foi a Erevan golear a Arménia, por 5-0, com 'bis' de Cristiano Ronaldo, aos 21 e 46 minutos, e João Félix, aos 10 e 61. João Cancelo também marcou, aos 32.

Tudo perfeito em solo arménio, mas três dias depois o cenário foi bem diferente em Budapeste, com João Cancelo a garantir um difícil triunfo por 3-2 sobre a Hungria, na teoria o rival mais complicado de uma fase de apuramento disputada apenas por quatro equipas e num tempo recorde de três meses.

Numa partida em que Roberto Martínez, de forma surpreendente, optou apenas por um defesa central de raiz, adaptando Rúben Neves para esse lugar, Varga deu vantagem aos húngaros, aos 21 minutos, mas Bernardo Silva respondeu aos 36.

No Puskas Arena, palco da próxima final da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo, de grande penalidade, aos 58 minutos, completou a reviravolta, mas Varga bisou, aos 84.

Quando o empate parecia certo, João Cancelo inventou um lance à entrada da área, aos 86 minutos, e assegurou o triunfo de Portugal.

No sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, novo empate esteve perto de acontecer, desta vez na receção à Irlanda, mas Rúben Neves, com o seu primeiro golo de sempre pela seleção nacional, deu a vitória (1-0) à equipa das 'quinas', com um cabeceamento certeiro, aos 90+1 minutos.

O Portugal-Hungria está agendado para as 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

A seleção lusa lidera o Grupo F com nove pontos, mais cinco do que a Hungria, agora segunda classificada, seguido da Arménia, com três, e da Irlanda, que tem apenas um.

O vencedor do grupo assegura automaticamente um lugar no torneio que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs de apuramento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si