O plantel principal do FC Porto regressou, ao final da manhã deste sábado, aos treinos, após desfrutar de cinco dias de folga, para dar continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal, no qual terá pela frente o Clube Desportivo Celoricense.
Uma sessão na qual o treinador, o italiano Francesco Farioli contou com um grupo de trabalho altamente desfalcada, sobretudo, devido à pausa para compromissos internacionais, que lhe 'roubou' Diogo Costa (Portugal), Martim Fernandes, Rodrigo Mora (sub-21 de Portugal), Jan Bednarek, Jakub Kiwior (Polónia), Zaidu Sanusi (Nigéria), Stephen Eustáquio (Canadá), Pablo Rosario (República Dominicana), Victor Froholdt (Dinamarca), Samu Aghehowa (Espanha), Deniz Gul (Turquia), Dominik Prpic (sub-21 da Croácia) e Tomás Pérez (sub-20 da Argentina).
A esta autêntica 'razia', há ainda a acrescentar os nomes dos lesionados Nehuén Pérez e Luuk de Jong, que, de acordo com nota partilhada pelo próprio clube, através das plataformas oficiais, efetuou "tratamento e trabalho de ginásio", pelo que a data de regresso aos relvados permanece uma incógnita.
Para fazer face a todas estas baixas, o ex-timoneiro do Ajax optou por 'promover' para junto dos 'graúdos' João Teixeira, Tiago Silva, Ángel Alarcón (trio que tem dado nas vistas, ao serviço da equipa B) e Antoni Nikolov (guarda-redes búlgaro de apenas 16 anos de idade, recentemente adquirido ao Botev Plovdiv, que está integrado nos sub-19).
A agenda do FC Porto
O plantel principal do FC Porto tem mais uma ronda de treinos agendada para a manhã de domingo, no complexo do Olival, à porta fechada. Quanto ao embate com o Clube Desportivo Celoricense propriamente dito, está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, dia 18 de outubro, no Estádio Cidade de Barcelos.
Para chegar a esta fase da prova rainha do futebol nacional, recorde-se, a formação da Série A do Campeonato de Portugal deixou para trás Celeirós (por 1-0, graças a um golo de Diogo Alves) e Mafra (também pela margem mínima, à 'boleia' de uma grande penalidade convertida por João Padi, já no prolongamento).
O emblema da I Liga, por seu lado, só agora irá entrar em cena nesta competição, com o objetivo claro de a conquistar pela 20.ª vez na história. A última de todas foi no passado ano de 2024, quando, na final, levou de vencida o Sporting, por 2-1, já após prolongamento, com golos de Evanilson e Mehdi Taremi (este último, de penálti).
Gestão à vista?
Tendo em conta o cariz (teoricamente) acessível do adversário que terá pela frente, Francesco Farioli deverá aproveitar o próximo jogo para promover uma rotação, no plantel do FC Porto. Até porque, apenas cinco dias depois, irá deslocar-se ao City Ground, em Inglaterra, para medir forças com o Nottingham Forest, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de liga da Liga Europa.
Depois, seguir-se-ão duas rondas da I Liga, frente a Moreirense e Sporting de Braga, a 27 de outubro e 2 de novembro, respetivamente.
Leia Também: Nota positiva para os árbitros dos jogos de Sporting, Benfica e FC Porto