Procurar

Sporting derrota FC Porto (outra vez) e conquista a Supertaça

Duas semanas após a Elite Cup em hóquei em patins, o Sporting volta a superar o FC Porto, desta feita, para erguer aquela que é a sua primeira Supertaça António Livramento desde 2015.

Sporting derrota FC Porto (outra vez) e conquista a Supertaça

© FC Porto

Carlos Pereira Fernandes
11/10/2025 14:03 ‧ há 11 horas por Carlos Pereira Fernandes

O FC Porto é o novo campeão da Supertaça António Livramento, graças ao triunfo conquistado, ao início da tarde deste sábado, num Pavilhão Multiusos de Odivelas com uma audiência (muito) aquém das expetativas, sobre o Sporting, por 3-4.

 

Este Clássico foi 'de loucos', particularmente, na primeira parte, onde os dragões foram os primeiros a fazer a festa... e logo a dobrar, por intermédio de Ezequiel Mena e Hélder Nunes, que marcaram 'de rajada', para deixarem bem claras as intenções com as quais se deslocaram ao distrito de Lisboa.

Os leões (que ainda na passada segunda-feira se tinham sagrados campeões do mundo, na cidade argentina de San Juan, graças ao triunfo conquistado, na final, sobre o Barcelona, por 3-2, após prolongamento), por seu lado, reduziram, à 'boleia' de Alessandro Verona.

Hélder Nunes voltou a fazer das suas, meros segundos depois, para repor a vantagem azul e branca, tendo Facundo Navarro marcado, à beira do apito para o intervalo, o golo que manteve a incerteza no marcador até aos derradeiros instantes.

O resultado manteve-se até, sensivelmente, três minutos para o apito final, quando um novo golo de Facundo Navarro repôs a igualdade e 'atirou' com o jogo para o prolongamento. Aí, o emblema verde e branco consumou mesmo a 'cambalhota', à boleia do 'stick' do espanhol.

'Repetição' da Elite Cup

Esta foi a segunda vez no espaço de, sensivelmente, duas semanas que o Sporting levou de vencida o FC Porto. A primeira foi, precisamente, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, então, por 1-2, quando os golos de Alessandro Verona e Danilo Rampulla 'anularam' o de Ezequiel Mena e valeram o apuramento para a final da Elite Cup.

Aí, os leões acabaram por não conseguirem ser tão felizes, visto que acabaram por ser derrotados pelo Benfica, por 2-4. Rafael Bessa foi o autor dos tentos verde e brancos, ao passo que, do outro lado da 'barricada', marcaram Zé Miranda (bis), João Rodrigues e Nil Roca, que decidiram o troféu de pré-temporada.

O final de um 'jejum'

O Sporting conseguiu, desta maneira, colocar um ponto final num 'jejum' que durava já desde 2015, quando conquistou a última Supertaça António Livramento. Na altura, deixou para trás o Benfica, no Pavilhão Municipal de Desportos Armindo Peneque, em Aljustrel, por 4-2, na sequência dos remates certeiros de João Pinto (bis), André Centeno e Luís Viana, que mereceram resposta por parte de Diogo Rafael e João Rodrigues.

As quatro edições que se seguiram foram erguidas, consecutivamente, pelo FC Porto, sendo que as de 2020 e 2021 não se disputaram, por força da pandemia da Covid-19. A competição voltou a realizar-se em 2022, quando foi parar às mãos do Benfica, tal como em 2023. Já no passado ano de 2024, o campeão foi o OC Barcelos.

O FC Porto continua, ainda assim, a ser a força dominante da Supertaça António Livramento, troféu que já arrecadou por 23 vezes, ao longo da história. Seguem-se Benfica (com nove), OC Barcelos (com cinco), Sporting (agora, com três) e, finalmente, AD Valongo (com uma).

Leia Também: Sporting vence Barcelona e sagra-se campeão mundial de hóquei em patins

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si