O Sporting deixou para trás o empate a uma bola concedido, no passado fim de semana, na receção ao Vitória SC, e regressou, ao final da manhã deste sábado, aos triunfos, ao visitar e derrotar o Marítimo, por categóricos 0-4, em partida a contar para a quarta jornada do principal escalão do futebol feminino português.
O marcador do Campo da Imaculada Conceição, no Funchal, funcionou pela primeira vez logo ao 16.º minuto, quando aquilo que parecia ser um cruzamento de Madison Haugen, a partir da ala esquerda do ataque verde e branco, acabou por 'trair' a guarda-redes adversária, Nicole Panis, e 'beijar' o fundo das redes.
A equipa da casa procurou responder, especialmente, por intermédio de Fatumata Sisse, mas quem festejou foram as leoas, por intermédio de Brittany Raphino, que, aos 67 minutos, deu o melhor seguimento possível a um passe de Flor Bonsengundo, antes de, aos 73, desviar, de cabeça, mais um cruzamento 'venenoso' de Madison Haugen.
A internacional norte-americana acabaria por chegar ao hattrick já à beira do apito final, que beneficiou de um alívio incompleto por parte da defesa insular, na sequência de um passe longo da autoria de Flor Bonsegundo.
Empates em Loulé e Guimarães
Precisamente à mesma hora do Marítmo-Sporting, realizaram-se duas outras partidas. Numa delas, registou-se um empate a uma bola, no Estádio do Algarve, em Loulé, entre Damaiense e Racing Power. Aitana Montoya desfez o nulo logo ao sétimo minuto, e, num dos últimos lances antes do apito para o intervalo, Lidiane Antunes 'resgatou' um ponto para a formação orientada por Kristján Gudmundsson.
Já a Academia Vitória Sport Clube, em Guimarães, foi palco de uma igualdade sem golos entre Vitória SC e Rio Ave, num embate em que 'equilíbrio' foi a palavra de ordem, com oportunidade de parte a parte, em que as guardiãs, Tiffany Sompao e Cassie Coster, acabaram por desempenhar papéis importantes.
A tabela e o que ainda falta jogar
Feitas as contas, este conjunto de resultados deixa o Sporting, provisoriamente, agendado na liderança isolada da tabela, com dez pontos conquistados em 12 possíveis, mais três do que o Benfica, que, no entanto, ainda tem encontro marcado com o Valadares Gaia, para as 11h00 (hora de Portugal Continental) de domingo, no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
O Racing Power é terceiro classificado, com cinco pontos, e o Valadares Gaia é quarto, com quatro, tantos quanto Rio Ave e Damaiense. Logo atrás, estão Vitória SC e Marítimo, com os mesmos três pontos do Torreense, que dará a ronda por encerrada às 15h00 de domingo, com a receção ao último classificado, o Sporting de Braga (que leva apenas um na 'bagageira'), no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras.
A próxima jornada (a quinta) irá realizar-se apenas no fim de semana de 1 e 2 de novembro. Até lá, haverá lugar a competições europeias, Taça da Liga e uma pausa para compromissos internacionais, na qual Portugal tem encontros dois cariz particular agendados com os Estados Unidos da América, nos dias 23 e 26 de outubro.
Leia Também: Benfica perde com Ferrol na estreia da Eurocup feminina de basquetebol