Henrikh Mkhitaryan resolveu lançar a sua autobiografia, esta semana, intitulada "My Life Always At The Centre" ["A minha vida sempre ao centro" em português], num livro em que relatou um polémico episódio protagonizado com José Mourinho, nos tempos do Manchester United.
"Disse a José Mourinho 'Andas a criticar-me há um ano e meio, desde que cheguei ao Manchester United' e ele respondeu-me 'És uma m****". Claro que aí perdi a paciência, virei-me para e disse: "Tu é que és uma m**** e das grandes”. Claro que as coisas aqueceram e ele já só me dizia 'Sai daqui, nunca mais te quero ver à frente'", começou por contar, em declarações citadas no portal GOAL, esta sexta-feira.
Após tal conflito, o avançado arménio manteve-se no clube de Old Trafford e o clima tenso entre ambos não passou despercebido, ao ponto de haver silêncio nos treinos e um certo nível de insistência... por mensagens.
"Lembro-me bem que durante os treinos ele não falava comigo. Não me dirigia qualquer palavra. Havia um certo nível religioso de silêncio entre nós, mas a verdade é que, à noite, ele enviava-me mensagens no WhatsApp quase que a implorar algo como 'Miki, sai do clube, por favor', várias vezes mesmo", contou ainda.
"Já eu respondia sempre da mesma maneira. Copiava e colava a mensagem 'Saio se encontrar a equipa certa, caso contrário vou esperar pelo verão'. Sensivelmente a partir de meio de janeiro [de 2018], as mensagens mudaram ligeiramente e, aí, ele já me dizia algo como 'Miki, sai do clube para que eu consiga contratar o Alexis Sánchez, por favor'", revelou de seguida.
A verdade é que toda a pressão de José Mourinho acabou por ter um desfecho positivo para ambos, uma vez que, no mercado de inverno de 2018, Henrikh Mkhitaryan foi transferido para o Arsenal e só depois para a AS Roma - primeiro, por empréstimo dos gunners, em 2019/20, seguindo-se a transferência a título definitivo, por duas temporadas.
No meio de tudo isto, José Mourinho acabaria por reencontrar o jogador na capital de Itália, na época 2021/22, altura em que as pazes foram feitas... e com um certo nível de brilhantismo. Antes de Henrikh Mkhitaryan sair para o Inter, conseguiu ajudar a AS Roma a arrecadar a primeira edição da Liga Conferência Europa, ao derrotar o Feyenoord, por 1-0.
Recorde-se que Henrikh Mkhitaryan e José Mourinho conquistaram ainda a Liga Europa ao serviço do Manchester United, em 2016/17, frente ao Ajax (0-2), naquela que foi a primeira temporada de ambos em Old Trafford... antes de toda a polémica.
Leia Também: José Mourinho foi 'arrasado' no Clássico e multas chegam aos 40 mil euros
Leia Também: Anthony Taylor aponta "pior abuso" na carreira e 'culpa' José Mourinho